Mais de 3 mil pessoas já passaram pelo espaço

Foram acolhidas 3.696 pessoas nos últimos quatro anos

Referência para pessoas em situação de rua e para aqueles que estão de passagem pela cidade, o Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá, mantido pela Prefeitura de Passo Fundo, acolheu 3.696 pessoas de 2013 a 2016, entre brasileiros e estrangeiros. Com 20 vagas para homens e 10 vagas para mulheres, o espaço se integra a outros serviços do município que reforçam a rede de assistência social.

Junto aos acolhimentos, no mesmo período, foram realizados 29.400 atendimentos e servidas 47.852 refeições. Os números são significativos, como ressalta o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill. “O Albergue Municipal funciona sincronizado com outros dois serviços importantes, a Abordagem Social, que é volante com as equipes nas ruas para prestar atendimento, e o Centro POP, que atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas. Embora o albergue receba transeuntes, ele é uma estrutura fundamental para dar apoio a essas pessoas em situação de rua”, explicou o secretário.

Além do pernoite, o albergue ainda oferece banho e refeições, como café da manhã, almoço e jantar. Apenas em 2016, foram acolhidas 632 pessoas, realizados 6.843 atendimentos e servidas 9.935 refeições. Além de Passo Fundo, passaram pelo albergue no ano passado pessoas dos municípios de Rio Grande, Uruguaiana, Itaqui, Porto Alegre, Erechim, Carazinho, Vacarias, Cruz Alta e Santa Rosa; além de imigrantes de países como Argentina, Chile, Colômbia, Haiti, Peru, Senegal e Uruguai.

O Albergue Municipal fica na Rua Uruguai, 266 (fundos da prefeitura). O telefone para contato é (54) 3314-6180.

Os serviços:
Albergue Municipal Madre Teresa de Calcutá

O Albergue Municipal oferece vagas para pessoas em situação de rua ou que estejam de passagem por Passo Fundo e não tenham lugar para ficar. O espaço, que conta com uma equipe profissional e multidisciplinar, é referência para o abrigo dessas pessoas, principalmente nos dias frios.

Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – Centro POP
O Centro POP atua como um serviço especializado para o acompanhamento e o tratamento de pessoas que se encontram em situação de rua por diversas causas, sendo uma importante ferramenta social de reintegração em sociedade.

Abordagem Social
É um serviço realizado por uma equipe de educadores sociais que identifica famílias e indivíduos em situação de risco pessoal e social em espaços públicos, como trabalho infantil, exploração sexual de crianças e adolescentes, situação de rua, uso abusivo de crack e outras drogas. O serviço deve garantir atenção às necessidades imediatas das pessoas atendidas, incluindo-as na rede de serviços socioassistenciais e nas demais políticas públicas, na perspectiva da garantia dos direitos.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de janeiro de 2017.