Cadastro Nacional de Entidades de Assistência Social é realizado em Passo Fundo
A ação é compartilhada entre os entes federados, o que permite o conhecimento da cobertura e os tipos de serviços ofertados pelas entidades privadas no âmbito do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). O trabalho é realizado pela administração municipal, conforme definido na Norma Operacional Básica/2012. “As informações prestadas são referentes às entidades privadas e os serviços, programas, projetos e benefícios socioassistenciais inscritos nos respectivos Conselhos de Assistência Social do município, independente de estarem conveniadas ou não com órgãos públicos de qualquer esfera”, explicou a secretária adjunta da SEMCAS, Elenir Chapuis.
O preenchimento do CNEAS permitirá que os gestores, de diferentes níveis de governo, conheçam todas as ofertas/serviços de entidades privadas no âmbito da política de assistência social em território nacional.
Para cumprir a tarefa de preenchimento do CNEAS, a SEMCAS instituiu uma comissão de técnicos que vem realizando as visitas técnicas para coleta de informações necessárias. O prazo final para preenchimento do CNEAS é 31/12/2014.