Ato marcará o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes é lembrado no dia 18 de maio e contará com um ato simbólico nas redes sociais. Todas as pessoas estão convidadas a publicar nas redes sociais, a partir das 14h, uma foto com elementos nas cores do movimento – amarelo e laranja – e com a #ÉhoraDeFazerBonito, manifestando apoio à luta pela garantia dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O município se somará à mobilização e, durante toda a semana, realizará programações para chamar a atenção da sociedade para a proteção infantil. “Não podemos nos omitir, e este papel é de todos nós. Queremos conscientizar a população sobre os cuidados que precisamos ter e estimular a realização de denúncias sempre quando houver uma situação que se configure como violação dos direitos”, afirmou o secretário de Assistência Social, Saul Spinelli.
O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes foi instituído pela lei Federal 9.970/00, em decorrência de um crime cometido contra uma menina de oito anos que nunca teve punição.
Ao longo dos anos, a rede de proteção às crianças e adolescentes passou por avanços. Em Passo Fundo, ela é composta pela Prefeitura, Promotoria Especializada na Infância e Juventude, Juizado da Infância e Juventude, Defensoria Pública Delegacia de Proteção à Criança e ao Adolescente e dois Conselhos Tutelares.
Conforme a secretária-adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, o Município já implementou diversas ações e programas de atenção e acolhimento integral às crianças. “A proteção começa com o cuidado. No que tange à área da assistência, a Prefeitura conta com o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos e atendimentos por meio dos Centros de Referência de Assistência Social e do Centro de Referência Especializado de Assistência Social, que faz um atendimento constante em relação a todos os casos que envolvem essa violação de direitos. Também desenvolve programas como o Família Acolhedora, o Guarda Subsidiada e o Apadrinhamento Afetivo, além de ter casas de acolhimento equipadas”, elenca.
A rede e os serviços do Município também serão debatidos durante a semana, em programações on-line. Para Elenir, é fundamental que a população acompanhe. “Como sociedade, é necessário estarmos atentos e nos sentir responsáveis pelas crianças e pelos adolescentes”, pontua.
Programação da semana
18 de maio, terça-feira
- 9h
Ato de lançamento da campanha É Hora de Fazer Bonito
- 14h
Em um ato simbólico, toda a comunidade poderá participar pelas redes sociais, usando as cores da campanha (amarelo e laranja) e postando fotos com a #ÉhoraDeFazerBonito
- 16h às 19h
Drive-thru das flores, uma ação do Passo Fundo Shopping
19 de maio, quarta-feira
- 19h
Live: o papel protetivo do Conselho Tutelar e dos Creas – onde, como e quando denunciar
No YouTube da Prefeitura
20 de maio, quinta-feira
- 19h
Live: como a comunidade pode ajudar a proteger
Conheça o Programa Família Acolhedora e os seus resultados no município
No YouTube da Prefeitura
21 de maio, sexta-feira
- 19h
Live: como a comunidade pode ajudar a proteger
Conheça o Programa Egrégora e o Programa de Apadrinhamento Afetivo
No YouTube da Prefeitura