Com a previsão de baixas temperaturas para os próximos dias em Passo Fundo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, está reforçando os serviços e orientações para proteger […]

Com a previsão de baixas temperaturas para os próximos dias em Passo Fundo, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, está reforçando os serviços e orientações para proteger a população em situação de vulnerabilidade. A estrutura já existente será intensificada para garantir que ninguém fique desassistido durante os dias de frio intenso.
A rede de proteção conta com a atuação da equipe de abordagem social, que realiza a busca ativa de pessoas em situação de rua, identificando necessidades e encaminhando para os demais serviços de assistência. Entre esses serviços está o Centro Pop, que oferece acolhimento durante o dia, e a Casa de Passagem, que realiza o pernoite com oferta de refeições, garantindo abrigo, segurança e dignidade.
“Nós temos uma rede organizada e estruturada para atender as pessoas em vulnerabilidade. E agora, com as baixas temperaturas, é importante informar que temos, através da Prefeitura, serviços que são organizados para atender cada situação. Temos a abordagem social, que faz a identificação das pessoas, faz a busca ativa e encaminha para os demais serviços, como o Centro Pop e a Casa de Passagem, para que as pessoas não permaneçam no frio durante esses dias de inverno”, explicou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis.
A secretária reforça ainda a importância de que as pessoas com residência permaneçam em casa, evitando riscos decorrentes da exposição ao frio, e destaca o papel da solidariedade neste momento. “Também orientamos que as pessoas que tiverem residência permaneçam em suas casas, que não fiquem na rua, numa situação de risco. E aproveitamos para falar da nossa campanha do cobertor. As pessoas podem doar cobertores na Secretaria de Assistência Social, na Rua Moron 2022, em frente à Biblioteca Pública. Esses cobertores serão encaminhados por nossos técnicos e pelas equipes dos CRAS, CREAS, Centro Pop e demais serviços a quem mais precisa”, afirmou.
A campanha do cobertor é uma forma de mobilizar a comunidade para ajudar a aquecer quem enfrenta o frio sem as condições mínimas. As doações serão distribuídas de forma organizada para famílias e pessoas em situação de vulnerabilidade, com o acompanhamento técnico das equipes da Secretaria.