Prefeitura fortalece rede de acolhimento, proteção e valorização das mulheres

Com uma estrutura ampla e integrada, a Prefeitura de Passo Fundo mantém, por meio das Secretarias de Cidadania e Assistência Social, de Saúde e da Coordenadoria da Mulher, uma rede de serviços […]

Com uma estrutura ampla e integrada, a Prefeitura de Passo Fundo mantém, por meio das Secretarias de Cidadania e Assistência Social, de Saúde e da Coordenadoria da Mulher, uma rede de serviços voltada ao atendimento, proteção e promoção dos direitos das mulheres. São ações que vão do enfrentamento à violência de gênero até o cuidado com a saúde, o estímulo à autonomia e o fortalecimento de vínculos.

A secretária de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis destaca que o compromisso do Município vai além de garantir estruturas físicas: “É preciso olhar para as mulheres com empatia e agir com responsabilidade institucional. Só assim garantimos que elas se sintam protegidas e respeitadas”, afirma. Para ela, o fortalecimento da rede passa por diálogo, estrutura e compromisso, pilares que orientam a atuação da gestão municipal.

A Coordenadoria da Mulher é um dos principais eixos dessa rede. De acordo com a coordenadora Taciana Modler, o trabalho tem se expandido em diferentes frentes. “Desde o início do ano, a Coordenadoria tem atuado de forma estratégica e acolhedora, promovendo o protagonismo, a autonomia e os direitos das mulheres da nossa cidade”, ressalta.

Taciana destaca o trabalho desenvolvido no Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM), vinculado à Secretaria de Cidadania e Assistência Social, o qual realiza atendimento de média complexidade, atendendo mulheres com viés preventivo e de enfrentamento às violências.
Além disso, a Coordenadoria tem ampliado seu campo de ação para áreas fundamentais, como o empreendedorismo feminino, com foco na geração de renda, e o acolhimento a mães atípicas e mulheres 50+, com ações voltadas à inclusão, escuta e empoderamento. “Seguimos firmes na missão de contribuir ativamente para uma cidade mais justa, igualitária e com oportunidades reais para todas”, pontua Taciana.

Outro serviço essencial é o Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM), que integra a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS) e oferece atendimento especializado para planejamento familiar, saúde da mulher e cuidado materno-infantil. Segundo a gerente de serviços de saúde, Maitê Cavalheiro, o centro conta com equipe multiprofissional e atua com foco na prevenção, diagnóstico e encaminhamentos para tratamento.
“O CRSM tem papel fundamental na garantia de um cuidado integral às mulheres. São serviços como colocação de DIU e implante contraceptivo, investigação de lesões precursoras do câncer do colo do útero, rastreamento de ISTs e acompanhamento de pré-natal de alto risco, sempre com acolhimento e qualidade técnica”, detalha Maitê.

Somente neste ano, o Centro de Referência de Atendimento à Mulher já realizou 430 atendimentos. A Casa da Mulher acolheu 107 mulheres e 88 crianças. Esses dados, aliados à atuação constante da rede, reforçam o compromisso da Prefeitura com a proteção e valorização das mulheres dentro das demandas que apresentam, sejam de prevenção ou proteção.

Atendimento às mulheres em Passo Fundo

Rede de proteção estruturada
Passo Fundo conta com uma rede integrada e qualificada para atender mulheres em situação de violência, com foco na escuta humanizada e no cuidado integral, além de encaminhamentos técnicos operacionais com vistas à superação das vulnerabilidades e desproteção.

Centro de Referência de Atendimento à Mulher (CRAM)
Atendimento psicossocial.
Atendimento técnico individualizado, considerando a particularidade de cada caso.
Em 2024, foram realizados 393 de atendimentos.

Casa de Acolhimento _Maria da Penha
Espaço protegido e sigiloso para mulheres em risco iminente, que solicitam medida de acolhimento.
Estrutura com quartos individuais, alimentação e acompanhamento técnico.
Em 2024, acolheu 107 mulheres e 88 crianças.
Foco na segurança, acolhimento e autonomia das mulheres.

Centro de Referência em Saúde da Mulher (CRSM)
Integra a rede de atenção do Sistema Único de Saúde (SUS)
Oferece atendimento especializado para planejamento familiar, saúde da mulher e cuidado materno-infantil.

Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher (DEAM)
Atua na investigação de casos de violência e aplicação de medidas protetivas.
Trabalho relacionado com o Judiciário, Ministério Público, Defensoria e Prefeitura.

CRAS/CREAS
Atendimento preventivo, como inclusão no Cadastro, Programas, Projetos e Serviços, a fim de prevenir violações e violências.