Prefeitura realiza ação de abordagem social para pessoas em situação de rua

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com diversas secretarias municipais, órgãos de segurança e entidades, está promovendo, nesta semana, uma série de ações de busca ativa para identificar e oferecer encaminhamento […]

A Prefeitura de Passo Fundo, em parceria com diversas secretarias municipais, órgãos de segurança e entidades, está promovendo, nesta semana, uma série de ações de busca ativa para identificar e oferecer encaminhamento às pessoas em situação de rua.

O trabalho será realizado em 18 pontos mapeados da cidade, com equipes especializadas que irão apresentar os serviços da rede municipal e oferecer encaminhamentos para saúde, assistência social e oportunidades de reinserção social e profissional.

A iniciativa segue as diretrizes do Plano de Ação Municipal e da Política Nacional para a População em Situação de Rua (Decreto Federal nº 7.053/2009), garantindo o acesso a serviços públicos essenciais e alternativas para a saída das ruas.

Durante a busca ativa, as pessoas em situação de vulnerabilidade terão acesso a:
acolhimento em abrigos municipais, garantindo um espaço seguro e digno; atendimento de saúde, incluindo suporte médico e psicológico; encaminhamento para regularização de documentos, facilitando o acesso a benefícios sociais; oferta de alimentação e higiene, com acesso a refeições e locais para cuidados pessoais; oportunidades de reinserção social e no mercado de trabalho, por meio de programas específicos.

O prefeito Pedro Almeida enfatiza que a ação vai além do assistencialismo. “Não se trata apenas de acolher, mas de construir caminhos para que essas pessoas possam recuperar sua autonomia e ter novas oportunidades. Nosso objetivo é garantir que essas pessoas tenham acesso a serviços de qualidade, respeitando sua dignidade e buscando soluções que promovam uma mudança real em suas vidas”, afirma.

A busca ativa será realizada em horários estratégicos para alcançar o maior número de pessoas em situação de vulnerabilidade, promovendo ações concretas e continuadas para a construção de uma cidade mais inclusiva e acolhedora.

Nessas ações, algumas são encaminhadas para unidades de saúde, casas de passagem e comunidades terapêuticas. Somente nesta segunda-feira (24), cinco pessoas já foram direcionadas para comunidades terapêuticas, buscando apoio para a reabilitação e recuperação.

A abordagem social é uma ação continuada da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, que faz parte de uma estratégia mais ampla de atendimento à população em situação de rua, integrando diferentes políticas públicas para garantir o acesso a serviços essenciais e oportunidades de reinserção social.

Audiência Pública
A Câmara de Vereadores irá promover uma Audiência Pública que tratará sobre a população em situação de rua no município. A proposta de discussão é uma iniciativa da Mesa Diretora e acontecerá no dia 27 de fevereiro, às 14h, no Plenário Sete de Agosto.

A audiência é aberta ao público, permitindo que todos possam acompanhar as discussões e contribuir com suas ideias e sugestões. Para aqueles que não puderem comparecer presencialmente, a sessão será transmitida ao vivo através da página da Câmara de Vereadores no Facebook e do canal da TV Câmara Passo Fundo no YouTube.