Somente no mês de outubro foram realizados 80 atendimentos

A Prefeitura de Passo Fundo é uma das únicas no Rio Grande do Sul a manter um Centro Pop. Implantado em 2015, o serviço tem papel fundamental no atendimento à população em situação de rua. Somente no mês de outubro foram realizados 80 atendimentos. Alguns desses atendimentos são de pessoas que também passaram pelo Serviço Especializado de Abordagem Social e foram então encaminhadas até o Centro Pop.
Do montante de pessoas atendidas no mês de outubro foram geradas 255 intervenções técnicas e encaminhamentos. A maior parte dos atendimentos foi de migrantes – cerca de 50 – que estavam de passagem pelo município. Também foi resultado dos atendimentos alguns encaminhamentos para o Caps 2 e Caps-AD para tratamento de dependência química e saída da situação de rua.
No Centro Pop os usuários recebem lanche, banho, oficinas, atendimento técnico e podem permanecer durante o período diurno. Se precisarem pernoitar, são encaminhados para a Casa de Passagem, onde também são disponibilizadas refeições e banho. Os três serviços trabalham de forma integrada, dialogando os encaminhamentos mais adequados com o objetivo de ofertar propostas diversas para pessoas em situação de rua para que possam buscar tratamento, autonomia e consequentemente melhorar sua qualidade de vida e resgatar a cidadania. Passo Fundo conta com estas possibilidades e direciona um olhar específico a esta população fragilizada.
(Foto: Divulgação/PMPF)