Assistência Social: município contará com sistema de mapeamento para situação de pobreza extrema
“Essa iniciativa tem a intenção de levar o Cadastro Único até as famílias mais vulneráveis que ainda não foram identificadas”, explicou a coordenadora de Proteção Básica do município, Carine Silveira dos Santos. Ainda, de acordo com Carine, o Sistema Busca Ativa visa estabelecer estratégias e ações territorialmente organizadas, com a colaboração de parcerias: “queremos identificar e cadastrar todas as famílias de baixa renda, em especial, aquelas em situação de pobreza extrema”, declarou.
Esta estratégia será organizada por território, com metodologias específicas, a fim de incluir novas famílias no CadÚnico e identificá-las corretamente, considerando, por exemplo, se elas pertencem a povos e comunidades tradicionais ou a grupos específicos.
Para o secretário da SEMCAS, Saul Spinelli, “é de extrema importância identificar corretamente essas famílias, pois isso permitirá que se conheça as reais necessidades desses segmentos populacionais. A partir daí, é possível apresentar as políticas e programas mais efetivos para a melhoria das condições de vida dessas pessoas e de superação da condição de vulnerabilidade”, frisou Saul.
O sistema de Busca Ativa entrará em funcionamento no mês de abril.