Definida comissão para Programa de Erradicação do Trabalho Infantil em Passo Fundo
Buscando articular todos os órgãos vinculados ao trabalho infantil para formar a Rede de combate ao trabalho infantil em Passo Fundo, a equipe técnica da Secretaria de Cidadania e Assistência Social – SEMCAS, reunida com representantes e coordenadores de diversos órgãos do município, entre eles entidades governamentais e não governamentais, definiram a comissão do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil. Durante o debate ficou estabelecido que cada entidade irá disponibilizar os dados que obtém sobre trabalho infantil para elaboração de uma cartilha, onde cada órgão pode agir dentro de seus limites. A fiscalização do trabalho, aliada à parceria dos diversos órgãos, é uma das ações que colaboram nas realização de atividades de proteção das crianças.
Dados do censo do IBGE/ 2010 apontam a existência de 107.078 crianças trabalhadoras na faixa de 10 a 13 anos, no Brasil. A meta é extinguir o Trabalho Infantil no Brasil até o ano de 2016.
A escolha da comissão foi feita com votação democrática pelos participantes da reunião, ficando estabelecido como presidente, Jorge Benhur Bilhar, representante do IBGE; vice-presidente, Tadeu Martins, representante do Ministério do Trabalho; e a secretária, Mauricéia Morgado de Oliveira, representante do Centro de Referência de Saúde do Trabalhador – CEREST Nordeste, regional com sede em Passo Fundo; além da Secretaria Municipal de Saúde de Passo Fundo.
A próxima reunião do grupo está marcada para o dia 27 de agosto, às 14 horas, no plenário da Câmara de Vereadores, onde serão apresentados os dados já coletados a respeito do tema. O evento abrange toda rede de combate do PETI no município.