Prefeitura realiza ação alusiva ao Dia de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual

A Prefeitura, através da SEMCAS, realiza e fortalece as ações de enfrentamento à problemática da violência sexual de crianças e adolescentes, por meio de uma campanha nacional e apoio às ações do Conselho Tutelar e da Rede de Proteção de Crianças e Adolescentes.
A campanha do dia 18 de maio – Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual contra Crianças e Adolescentes – tem como objetivo a mobilização de massa para proteção e incentivo de denúncias. A escolha da data é uma lembrança à menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, de oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o caso. Poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos.
Segundo a psicóloga Meicla Farias, entre todas as violências especializadas, incluindo a psicológica, física, sexual e a negligência, o Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), acompanha cerca de 150 famílias, dando a atenção necessária para a inclusão de seus membros em serviços socioassistenciais. “É importante que as denúncias sejam feitas através do Disque 100, pois, assim que recebemos, as medidas são tomadas imediatamente”, explica a psicóloga.
O CREAS conta com duas psicólogas, uma assistente social e uma pedagoga, que atuam no serviço fazendo o acompanhamento e encaminhamento das vítimas. “A Prefeitura faz questão que esses profissionais permaneçam em capacitação contínua através de cursos e palestras”, conta a assistente social Ana Lúcia Kichel.
É possível denunciar através do Conselho Tutelar de Passo Fundo pelos telefones (54) 3312.1588 e (54) 3312.3699 ou na delegacia especializada em crimes contra crianças e adolescentes ou em uma delegacia comum. Também no Disque 100 e em casos de emergência no número 190. “O importante é denunciar qualquer suspeita”, afirma Ana Lúcia.