SEMCAS faz confraternização com integrantes do PAC

SEMCAS faz confraternização com integrantes do PAC

A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), reuniu na sexta-feira, 13/04, os integrantes do Programa Apoiar e Comprometer (PAC), num “almoço de confraternização de Páscoa”, conforme disse o secretário titular da Pasta, Paulo Loss.

A Administração Municipal atende hoje, naquele programa, mais de 190 pessoas – homens e mulheres -, lhes oportunizando, seguindo seu maior objetivo, o desenvolvimento da cidadania e crescente autonomia através da inclusão social de forma produtiva, o que acontece através da realização de atividades deles em benefício da comunidade, seja de forma individual ou em equipes.

“A grande novidade, o que foi um incentivo da Administração Dipp/Corralo, é a ampliação, a partir deste ano, do prazo para que as pessoas permaneçam no programa. Antes este período era de 1 ano, o que agora passou para 2 anos”, comemora Loss.

Além da possibilidade de permanência por um período maior do que o anterior, ainda há a destinação de 70% das vagas para a população em geral que preencha os pré-requisitos estipulados pelo PAC; disponibiliza 20% das vagas existentes para a reinclusão de ex-participantes, desde que cadastrados junto ao Núcleo de ex-participantes, e reserva de 10% das vagas para pessoas com deficiência de origem física, mental ou sensorial, realizando atividades junto às demais equipes ou através da modalidade de Oficina Protegida, para pessoas com deficiência.

“É importante salientar que a possibilidade de ampliar o período de permanência no programa ocorreu em função de que uma parcela dos egressos do PAC não consegue reingressar no mercado de trabalho, devido às contingências pessoais e sociais, o que lhes dificulta o trabalho pela subsistência da família assim que desligado do programa”, justifica a ampliação o secretário da SEMCAS.

“O PAC é, na verdade, um primeiro degrau para que estas pessoas conquistem um maior espaço ali adiante, na que diz respeito a um emprego definitivo. Não resolve se estender um programa por um, dois anos, e depois elas retornarem para a situação de onde saíram. Por isto que estamos, além de ofertar este e outros programas, trabalhando muito para que Passo Fundo ofereça mais oportunidades de trabalho, também, através da instalação de empresas no município, contando com a parceria da prefeitura, como vem ocorrendo. Exemplificamos, citando projetos como o BSBIOs”, destacou o prefeito Dipp aos presentes no evento.

Os participantes no PAC recebem um auxílio mensal de R$ 300 reais, além de uma cesta básica – com 12 itens -, de alimentos (de valor aproximado de R$ 80 reais), além de proporcionar capacitação profissional, o aprimoramento educacional e o acesso à rede de serviços no intuito de melhorar as condições de saúde, educação e habitação dos mais de 190 integrantes.


Mais de 190 sacolas de alimentos foram entregues na festa


Prefeito Dipp entregou os alimentos às famílias


Mais de 200 pessoas confraternizaram, e ouviram como funcionam os programas da Administração Municipal
Fotos: Mario Quadros

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de abril de 2007.