Curso do Cededica

Privar menor da liberdade não é única solução

No salão de atos da Faculdade Portal, foram abertos ONTEM ( segunda-feira, dia27) os debates do Encontro dos Centros de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente – CEDEDICA, com a presença de autoridades regionais e de Passo Fundo. O curso tem a participação do governo do estado, Juizado da Infância e Juventude, Promotoria da Infância e Juventude , UPF, FAPLAN , IMED e UNOPAR. A presidente do CEDEDICA de Santo Ângelo, Liliane Conçalves Saraiva, ao presidir a abertura dos trabalhos destacou a importância do aspecto multidisciplinar nos encaminhamentos dos adolescentes que praticam diferentes formas de delito. “ O momento é de chamar a sociedade , estado e operadores do segmento em favor do adolescente”, definiu Liliane. Na sua abordagem disse que é preciso tratar a matéria, não apenas como segurança pública, mas “política pública de segurança”. Observou, também, que a privação de liberdade não pode ser tomada como única alternativa, mas é a última opção.

Após as manifestações das autoridades na abertura oficial, iniciaram-se as conferências. O juiz do Juizado Regional da Infância e da Juventude de Santo Ângelo, falou sobre o tema da Indiferença à proteção integral.

Seguiram-se as palestras, da tarde: A história da Criança no Brasil, pela doutora em direito e terapeuta Sylvia Nabinger; Políticas Públicas para a infância e juventude – Pensando a Rede de Atendimento e aspectos sobre Dependência química, palestra proferida pelo médico psiquiatra, Manoel Garcia Junior.

No dia de amanhã haverá palestra de manhã e pela tarde.

Autoridades da região presentes ao curso de formação
foto: Pedro Aguirre

Atualizado em 27 de novembro de 2006.