Centro de proteção vai atender crianças vítimas de violência sexual
Foi inaugurado ontem 29, o Centro de Estudos e Proteção à Infância e à Adolescência (CEPIA), em parceria com a Prefeitura Municipal, através da secretaria municipal de Assistência Social (SEMAS), Sociedade de Auxílio À Maternidade e à Infância (SAMI) e Colégio Notre Dame.
O Centro de Estudos e Proteção a Infância e a Adolescência é um departamento da SAMI, vai executar o Projeto Serviço Sentinela, que desenvolve ações de proteção e prevenção à violência sexual, promovendo e enfrentado as situações de abuso e exploração sexual. O Serviço Sentinela, programa do governo federal, é um conjunto de ações sociais especializadas e interdisciplinares.
O CEPIA vai disponibilizar a estrutura para o desenvolvimento do Serviço Sentinela que vai atender crianças, de até 12 anos e adolescentes, entre 12 e 18 anos de idade, vítimas ou com suspeitas de abuso, violência ou exploração sexual. Propondo romper o ciclo da violência e fortalecer a auto-estima e o direito a convivência familiar, oferecendo acolhimento psicossocial, psicológico, oficinas de artes, informática às vítimas, ao infrator e à família, e também, palestras e cursos de capacitação para profissionais ou organizações envolvidas com o atendimento à infância e ao adolescente.
“A SAMI é responsável pelo projeto Serviço Sentinela, e foi escolhida entre outras entidades de atendimento à criança, porque desde 2004, vem desenvolvendo atividades desta ordem. É um orgulho saber que a comunidade pode contar com esse projeto, que visa promover e enfrentar as situações de abuso sexual” comenta o secretário municipal da Assistência Social, Paulo Loss.
O Centro atenderá crianças e adolescentes que devem ser encaminhadas pela comunidade ou pelas instituições de atendimento, através de denúncia pelo telefone 3312-1275, cepia@via-rs.net, ou em contato direto com o centro, localizado na rua Moron, 2.276, centro.
Estiveram presentes na inauguração, o secretário municipal de Assistência Social, Paulo Loss, o secretário municipal de Turismo, Cultura e Desporto (SETUR), César Azevedo dos Santos, o secretário municipal da Saúde (SMS), Alberi Grando, a presidente da SAMI, Laura Bordignon, o Delegado Regional da Delegacia de Proteção a Criança e ao Adolescente (DPCA), Rodrigo Bozzeto, a técnica da Secretaria Estadual do Trabalho Cidadania e Assistência Social (STCAS), Marilene Grazziotin, que representou a coordenadora Estadual do Serviço Sentinela, a irmã Maria Pin do Colégio Notre Dame e o Bispo Emérito de Passo Fundo, Dom Urbano Algaier.
Serviço já está à disposição da comunidade.