Ronda social da Prefeitura atende andarilho e descobre família dele em Santa Cat

Ronda social da Prefeitura atende andarilho e descobre família dele em Santa Cat

Uma ação efetiva da ronda social da Secretaria Municipal de Assistência Social, da Prefeitura de Passo Fundo, conseguiu tratar e recuperar um andarilho que estava há quatro anos perambulando pelo município, inclusive a família dele foi localizada em Santa Catarina. Atualmente, o homem, de 23 anos, passa por um processo de desintoxicação no Hospital Bezerra de Menezes.

O trabalho iniciou ainda no mês passado, quando a ronda social foi alertada de que um homem perambulava pelo centro da cidade, em péssimas condições. Funcionários da Divisão de Proteção à Família da Semas foram diversas vezes atrás do andarilho, que nunca aceitou ser conduzido ao albergue municipal. Até que numa ação coordenada pela diretora da Divisão de Proteção à Família, Ivone Souza de Carvalho, com apoio de todos os funcionários do setor, o andarilho foi localizado e levado, com muito esforço da equipe, ao albergue municipal.

No albergue, o andarilho teve o cabelo e a barba cortados, os funcionários deram banho nele e providenciaram novas roupas. Após alguns dias ele fugiu do local, mas posteriormente foi localizado e conduzido novamente ao albergue onde foi devidamente tratado. Uma consulta foi marcada pelos servidores da Semas e o médico resolveu internar o homem no Hospital Bezerra de Menezes.

Desintoxicado, ele começou a se lembrar de passagens de sua vida. Com isso, num trabalho conjunto de assistentes sociais do município e do hospital, soube-se que o andarilho se chama Gelson Pereira dos Santos, tem 23 anos e é natural de Xaxim, Santa Catarina.

A mãe de Gelson foi localizada em Xaxim e já esteve em Passo Fundo visitando o filho. No momento, Gelson se encontra ainda no hospital e deve ter alta no início de setembro, quando a mãe promete levá-lo de volta à Santa Catarina. Segundo Ivone Carvalho, o jovem teria saído há quatro anos de Xaxim, foi à Florianópolis e depois a família não teve mais notícia dele, até ser encontrado em Passo Fundo. “Foi muito gratificante para nós, valeu a pena todo o esforço, porque conseguimos resgatar a dignidade dessa pessoa”, comemora a diretora da Divisão de Proteção à Família do município.


Andarilho foi tratado pelo município.


Gelson tem 23 anos e é de Santa Catarina.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 29 de agosto de 2005.