Secretaria de Cultura

Espaço Cultural Roseli Doléski Pretto

Complexo Histórico e Cultural de Passo Fundo

O Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto, foi criado pelo projeto de Lei nº 4097, de 24 de dezembro de 2003, espaço público que compreende o Teatro Municipal Múcio de Castro, Sala de Exposições Desdêmona Aires, Biblioteca Pública Municipal Arno Viuniski, Museu Histórico Regional, Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, Academia Passo-fundense de Letras, Instituto Histórico de Passo Fundo e Arena Instituto Histórico de Passo Fundo.

Nosso trabalho pretende através de uma série de atividades colocar os alunos em contato com a diversidade dos espaços culturais do nosso município, através de visitações agendadas pela Biblioteca com as escolas, duas vezes por mês para conhecer o espaço:

Este projeto é muito importante, pois proporciona aos visitantes um maior conhecimento da história da própria cidade, bem como sua preservação e, um reconhecimento da importância de cada pessoa como parte integrante na formação da cultura desse povo acolhedor.

Criado para possibilitar a comunidade local e regional o acesso a este espaço como meio de ampliação e divulgação deste grande bem cultural, com o objetivo de:

• Proporcionar a atualização de conhecimento e gerar qualificação.
  • Promover a inclusão cultural e o intercâmbio entre comunidade e artistas.
  • Incentivar a formação de novos públicos.
  • Provocar a geração de trabalho e renda.

Teatro Municipal Múcio de Castro

O prédio mais antigo do espaço. Foi sede para várias entidades, além de uma instituição de ensino e da Câmara Municipal de Vereadores. Como Teatro, foi inaugurado em dezembro de 1991.

Foi reformado e reinaugurado em maio de 2015. Com capacidade para 164 expectadores.

De maio de 2015 até março de 2018, o Teatro Municipal Múcio de Castro recebeu 306 espetáculos e 26.487 expectadores. Média mensal de 757 expectadores e aproximadamente 9 espetáculos por mês.

Para utilização desse espaço, agende através do telefone (54) 3312-1959 e preencha a Ficha de Inscrição podendo ser encaminhada pelo e-mail teatromunicipal@pmpf.rs.gov.br.

Página do Teatro Municipal Múcio de Castro

Sala de Exposições Desdêmona Aires

Inaugurada em 2017, localizada no segundo andar do prédio do Teatro Municipal Múcio de Castro, que recebe exposições de pinturas, desenhos, fotografias, esculturas, pequenas instalações e performances, assim como coleções de uma forma específica de arte. Com intuito de divulgar e valorizar a arte e o artista da cidade. O nome da sala é uma homenagem a uma das precursoras do teatro no município.

Para utilização desse espaço, agende através do telefone (54) 3312-1959 e preencha a Ficha de Inscrição podendo ser encaminhada pelo e-mail lindiara@pmpf.rs.gov.br.

Arena do Instituto Histórico

A mais recente construção do Espaço. Nasceu para incentivar a arte e os artistas de Passo Fundo, onde recebe shows e eventos culturais como o Encontro das Etnias de Passo Fundo, entre outros.

Escadaria

Que além de facilitar o acesso, os alunos se deparam com Arte Urbana, foi a primeira escadaria contemplada com uma borboleta pintada em 3D. Trabalho executado pela Confraria das Artes e com o apoio da Secretaria de Cultura.

Biblioteca Municipal Arno Viuniski

Foto: Rádio Uirapurú

O prédio da Biblioteca foi construído em 1982, e seu nome é uma homenagem para Arno Viuniski, Arquiteto Passo-Fundense, admirado pela dedicação ao saber. Arno ainda estudante, pensou em um prédio para abrigar a leitura.

Conheça mais a Biblioteca através da página no Acesse Aqui.

Agende a visitação através do telefone (54) 3311-1128.

Museu Histórico Regional e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider

A construção do prédio da Intendência Municipal foi iniciada no ano de 1909 e concluída em 1911. O prédio abrigou a Intendência Municipal até 1930, posteriormente, a Prefeitura de Passo Fundo até 1976, quando foi edificado  o atual centro administrativo Municipal, entregue pelo prefeito, Edu Vila de Azambuja.

A partir de então o prédio passou a ser usado pela Secretaria de Indústria, Comércio, Turismo, Cultura e Desporto, sendo uma de suas salas destinada ao Museu Histórico.

No ano de 1996 foi reinaugurado o Museu Histórico Regional e inaugurado o Museu de Artes Visuais Ruth Schneider, que ocupam o prédio da Antiga Intendência Municipal.

Academia Passo-Fundense de Letras

A Academia Passo-Fundense de Letras: Edificação construída em 1915 para abrigar o Clube Pinheiro Machado. Um de seus principais articuladores foi Francisco Antonino Xavier e Oliveira.

É o terceiro prédio mais antigo do Espaço Roseli. Construído em 1915. A porta de entrada do prédio é conhecida, popularmente, como a porta mais alta do Estado. Por ele passaram instituições de ensino e de cultura. Em 1940 também foi sede da primeira Biblioteca Municipal de nossa cidade.

No ano de  1960 passou a ser chamado de Academia Passo-Fundense de Letras, onde são mantidas suas atividades até os dias de hoje.

Instituto Histórico de Passo Fundo

Foto: Rádio Uirapurú

Fundado em abril de 1954, ganhou uma sede própria em 2017 dentro do espaço cultural. Entidade sem fins lucrativo, formada por pessoas interessadas pela história, o instituto guarda documentos históricos, livros, pesquisas e promove eventos.

Saiba mais.

Passo Fundo com o Espaço Cultural Roseli Doleski Pretto preserva a história e cultura para as próximas gerações de Passo Fundo.