Prefeito assina convênio que assegura continuação do Território da Paz nos bairros Záchia e Integração
O prefeito de Passo Fundo, Luciano Azevedo, assinou nesta sexta-feira o convênio entre o Município e o Conselho Comunitário Pró-Segurança Pública – Consepro, que garante o repasse mensal para nove policiais militares que participam do Projeto de Policiamento Comunitário nos bairros Záchia e Integração – Território da Paz. A iniciativa garante a continuidade do programa até dezembro de 2013, podendo haver prorrogação.
Instalado em Passo Fundo em outubro de 2011, o Território da Paz tem o objetivo de implementar ações de segurança pública em locais que apresentam alto índice de violência e criminalidade. Passo Fundo foi o primeiro município do interior do Estado a receber a iniciativa.
RS na Paz
Além da continuação do Território da Paz no Záchia e no Integração, Passo Fundo terá nos próximos dias a implantação de mais um projeto de policiamento comunitário que beneficiará os moradores dos bairros São Luiz Gonzaga e São José, através do programa RS na Paz – Programa Estadual de Segurança Pública e Cidadania. “O trabalho do policiamento comunitário já é feito no Território de Paz. Agora, contaremos com esse novo programa de policiamento comunitário que é uma parceria entre o Estado e o Município. Continuaremos com este trabalho na legalidade e na transparência, como tem sido a administração”, observou o secretário de Segurança Pública, Gilmar Teixeira Lopes.
O coordenador estadual de Polícia Comunitária do RS, coronel Júlio César Marobin, frisou a importância do trabalho realizado pelo policiamento comunitário e os bons resultados já alcançados em diversas cidades. “É uma política que o Estado passou a desenvolver e que estamos avançando em vários municípios. Isso tem sido muito positivo e temos certeza de que Passo Fundo ganhará muito com a implantação do projeto”, ressaltou Marobin.
A parceria prevê que a Prefeitura destine uma bolsa-aluguel para que os policiais possam morar no bairro. As atividades dos policiais são diferenciadas e o conhecimento da comunidade é maior para trazer um trabalho eficaz e com resultados.