Diminuem os acidentes em Passo Fundo

Atropelamentos e acidentes com lesão caíram consideravelmente no perímetro urbano

Um levantamento da Secretaria Municipal de Segurança Pública da Prefeitura evidencia uma queda acentuada no número de acidentes no perímetro urbano de Passo Fundo entre os anos de 2013 e 2020. Entre os números, foram reduzidos consideravelmente, sobretudo, os casos que envolvem lesões e atropelamentos.

Conforme as estimativas, apesar do aumento da quantidade de veículos em circulação, que subiu de 111,8 mil para 134,5 mil no período, houve uma diminuição de 16,6% de acidentes, 46,9% dos com lesões e 67,7% de atropelamentos. Enquanto, em 2013, foram registrados 3.747 acidentes e esse número foi de 3.123 em 2020. Da mesma forma, os acidentes com lesões caíram de 982 para 521 e os atropelamentos de 149 para 48. Os dados foram coletados pela Secretaria de Segurança junto ao Detran-RS, Brigada Militar e Polícia Civil.

O secretário municipal de Segurança Pública, João Darci Gonçalves, justifica que, por trás dos índices, há um esforço de várias frentes. “Destacamos as ações educativas, a colocação de sinalizações, as modificações viárias, a fiscalização e a melhoria dos estudos pontuais realizados sobre os acidentes, suas causas e vítimas potenciais. Além disso, a conscientização dos condutores de veículos, pedestres e demais agentes envolvidos no trânsito, pois todos são responsáveis pela segurança nas vias”, pontuou.

A influência de cada fator na redução dos acidentes
- Sinalização
Melhorias nas sinalizações e investimento em placas, pinturas de legendas e, ainda, a rápida resposta da Prefeitura aos casos em que a sinalização sofre danos, vandalismos e furtos.

- Educação
A partir do Núcleo de Educação para o Trânsito e em parceria com a comunidade, escolas e empresas, são desenvolvidas intervenções com diversos públicos voltadas aos direitos e deveres no trânsito. O foco está nas crianças e nos idosos, que são vítimas mais frequentes de atropelamentos.

- Fiscalização
A atuação do Núcleo de Agentes de Trânsito, que completou 21 anos no dia 1º de fevereiro, cobra o cumprimento das normas de organização e segurança no trânsito.
Ao todo, são 69 agentes, que operam no atendimento de ocorrências, controle de fluxo em locais estratégicos e manutenção da sinalização viária. Os profissionais também dão suporte a operações como a Balada Segura e às fiscalizações de decretos em vigência neste período de pandemia.

- Conscientização
A promoção de informações e as ações de conscientização estão entre os fatores relacionados com a diminuição de acidentes. Entre os dias 18 e 25 de setembro, foi realizada a Semana Nacional do Trânsito. Em Passo Fundo, diversas ações foram desenvolvidas pelo Núcleo de Educação para o Trânsito com o apoio da iniciativa privada. O tema de 2021, “No Trânsito, Sua Responsabilidade Salva Vidas”, chamou a atenção para as ações individuais que precisam ser adotadas para um trânsito mais seguro para todos.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 27 de setembro de 2021.