Número de acidentes com relação à frota de veículos vem proporcionalmente diminuindo

Nos últimos anos os acidentes de trânsito no perímetro urbano vem diminuindo gradativamente nas ruas de Passo Fundo. E a redução mais significativa foi nos acidentes com vítimas fatais, número que diminuiu próximo a 76% nos últimos três anos, de acordo com dados de um levantamento feito pela Secretaria de Segurança Pública junto ao Detran. O investimento feito na melhoria da sinalização pela Prefeitura de Passo Fundo, aliado ao trabalho dos agentes fiscais de trânsito são as causas apontadas pelo secretário de Segurança Pública, João Darci Gonçalves da Rosa, para esta queda.
Os acidentes com lesões caíram de 982 em 2013 para 792 em 2016, por exemplo. Também o número de vítimas fatais caiu de 29 em 2014 para 7 em 2016, uma redução de quase 76%. “Podemos perceber que os acidentes com lesões e vítimas fatais vem diminuindo constantemente e se verifica uma redução bastante acentuada. Em acidentes com lesões, saímos da casa dos 900 para a casa dos 700. Isso é resultado de um trabalho conjunto, que inclui as modificações feitas no trânsito de Passo Fundo, o investimento em sinalização, o trabalho realizado pelos agentes e a nossa escolinha de educação para o trânsito”, salienta Gonçalves.
Segundo o levantamento, o número de acidentes com relação à frota de veículos vem proporcionalmente diminuindo. Em 2012, com uma frota de aproximadamente 103 mil veículos registrados em Passo Fundo foram identificados 1 acidente para cada 23,66 veículos. Já no ano passado, com uma frota de cerca de 125 mil veículos, a proporção caiu para 1 acidente para cada 31,86 veículos.
Entre as ações realizadas pela prefeitura que contribuíram para a queda dos acidentes com lesões, Gonçalves destaca a conclusão dos anéis viários, que proporcionaram novas alternativas de deslocamento, a colocação de semáforos em cruzamentos importantes onde antes se registravam diversas colisões e a redução da velocidade na Avenida Brasil de 60 km para 50 km/hora.