Curso incentiva uso da bicicleta com segurança

O evento foi promovido pela Prefeitura e DETRAN RS

A Prefeitura de Passo Fundo vem desenvolvendo uma série de ações de estímulo ao uso da bicicleta como meio de transporte de forma segura e eficaz. Na noite dessa terça-feira (12) ocorreu o curso Bike na Rua – Pedalando com Segurança, promovido em parceria com o DETRAN RS, com o objetivo de preparar o ciclista novato para andar na via pública com mais segurança. 

Dentre os assuntos abordados no curso estão temas como a qualidade de vida e prática do ciclismo, mobilidade e sustentabilidade, legislação, infraestrutura viária para o uso da bicicleta, normas de circulação e conduta de segurança no uso da bicicleta. “O eixo que conduz o curso é a conscientização de que a bicicleta é um meio de transporte e que existem direitos e deveres que devem ser respeitados”, afirmou Silverio Kist, integrante da Escola Pública de Trânsito do DETRAN RS, que ministrou o curso. 

Para os ciclistas que participaram do curso, a iniciativa foi muito positiva. “A mobilidade e o uso da bicicleta têm sua importância levada em consideração pela atual gestão. O curso serviu para ampliar ainda mais a evidência de que a bicicleta é uma tendência mundial. Ele ajudou a oportunizar o aprendizado do modo correto da bicicleta, para que cada vez mais a sintonia entre pedestres, condutores e ciclistas seja respeitada em nossa cidade”, afirmou o ciclista Felipe Benvegnu.

O evento também marcou o lançamento da segunda edição do Amigos do Pedal, projeto promovido pela Prefeitura, através do Núcleo de Educação para o Trânsito, que busca fomentar a educação para o trânsito em todos os segmentos. A partir do curso, mais dois encontros serão realizados aos sábados. 

Ações em prol do transporte alternativo
A partir da implementação do Programa Passo Fundo Vai de Bici, a administração municipal construiu a primeira ciclovia da história da cidade, na Avenida Brasil, no final de 2014. Posteriormente, foram instalados em uma parceria entre o poder público e a inciativa privada  bicicletários em diferentes pontos para que os passo-fundenses pudessem estacionar suas bicicletas de forma segura e em local apropriado. Em paralelo a isso, a Secretária de Esportes do município tem promovido passeios ciclísticos que incentivam os estudantes a praticarem o esporte e também vem apoiando competições e encontros organizados pelos grupos de ciclismo da cidade.    

“Desde o início da gestão temos buscado maneiras de valorizar o uso da bicicleta, tanto como meio de transporte quanto para o lazer. Para isso, é fundamental dar condições para que ciclistas, pedestres e motoristas convivam em harmonia”, observou o prefeito Luciano Azevedo. 

Quem usa a bicicleta de casa para o trabalho afirma que a prática revigora. Luciane Borowsky, empresária de Passo Fundo, relata que não perde mais tempo em busca de vagas para veículos e não tem mais o mesmo estresse no trânsito. “Desde que inclui na minha rotina o uso da bicicleta para transporte me tornei uma pessoa melhor. Uso esse transporte tanto para o dia a dia quanto para o lazer”, contou. 

Nas próximas semanas, a Prefeitura deverá iniciar o processo de instalação das bicicletas compartilhadas. No total, cem bicicletas serão disponibilizadas à comunidade, em dez estações localizadas em pontos estratégicos da cidade. 


FOTO: ALEX BORGMANN 


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 13 de abril de 2016.