Prefeitura e Detran em parceria para trabalhar a educação para o trânsito

Prefeitura e Detran em parceria para trabalhar a educação para o trânsito

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Segurança Pública, e o Departamento Estadual de Trânsito realizaram um encontro com representantes de diversos segmentos do município na tarde dessa terça-feira (5), na Câmara de Vereadores.

A ação tem como objetivo reforçar as ações da Operação Balada Segura e implementar uma blitz educativa para o trânsito, atividade de apoio para que a fiscalização seja acatada como uma forma de prevenção por parte da comunidade.

“Sem dúvida é um fator muito importante que parceiras sejam feitas para a Secretaria e para a população de Passo Fundo. Juntamente com o Detran e todas as entidades municipais parceiras, queremos trazer para a comunidade um processo de conscientização das ações no trânsito. Tanto a Balada Segura quanto a mobilização pela educação no trânsito são fundamentais”, ressaltou o secretário de Segurança Pública, Gilmar Teixeira Lopes.

A Operação Balada Segura é realizada semanalmente em pontos diversos da cidade. A ideia é tornar mensal a blitz educacional, a fim de que todos os parceiros possam atuar conjuntamente em um trabalho constante. Aos representantes de entidades, empresas e cidadãos interessados, um curso de capacitação a distância sobre educação no trânsito é oferecido.

Dados divulgados

Passo Fundo possui 85.657 pessoas habilitadas para dirigir e uma frota de 107.276 veículos. Em 2012, foram contabilizadas 44 mortes por acidente de trânsito no município. No ano passado, no Estado do Rio Grande do Sul, foram contabilizadas 2.091 mortes por acidente e 1.854 problemas de trânsito, como colisões com danos materiais e atropelamentos sem danos permanentes.

Para cada vítima fatal de acidentes de trânsito, há 20 feridos, sendo que seis pessoas ficam com algum tipo de lesão permanente.

Linha de ação

Cinco pontos foram destacados durante o encontro para serem explorados: gestão do trânsito, segurança veicular, infraestrutura viária, atendimento para as vítimas de acidentes e comportamento dos dos usuários. Desmitificar a fiscalização no trânsito e tornar a ação um processo habitual para a redução de acidentes são pontos que também estão amparados pela Década de Ação pelo Trânsito Seguro, promovida pela Organização das Nações Unidas (ONU), com apoio da Organização Mundial de Saúde (OMS). De acordo com estatísticas, em 2009 foram contabilizadas 1,3 milhão de mortes por acidentes de trânsito no mundo todo – índice que aumenta a cada ano.

Estudos realizados pela Operação Balada Segura constataram que a maioria dos acidentes fatais ocorre aos finais de semana e no período noturno, sendo o percentual mais alto de vítimas jovens entre 18 e 24 anos. Atualmente, 16 cidades gaúchas são conveniadas à Operação Balada Segura, incluindo Passo Fundo. O objetivo é aumentar o índice de 35% para atingir pelo menos 20 municípios gaúchos.


Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de novembro de 2013.