Extinção do Fogo Simbólico marca encerramento da Semana da Pátria em Passo Fundo

Extinção do Fogo Simbólico marca encerramento da Semana da Pátria em Passo Fundo

Após sete dias aceso no Altar junto ao Parque da Gare, em homenagem à Semana da Pátria, o Fogo Simbólico foi extinto por volta das 18h30, do sábado, 07. O ato encerrou oficialmente as atividades alusivas à Semana da Pátria em Passo Fundo. Cerimônias cívicas e homenagens marcaram os sete dias de comemorações, que tiveram como tema nacional o militar brasileiro, José Plácido de Castro; como tema estadual, os cem anos do escotismo no Rio Grande do Sul; e como temas municipais a Jornada Nacional de Literatura e a Escola Estadual de Ensino Médio Ernesto Tochetto. Na ocasião, o vice-prefeito, Juliano Roso, destacou a história do país e suas conquistas, além da importância do enfrentamento dos desafios da atualidade, espelhados nos atos do passado. “Este é um momento importante de reflexão das dívidas do país com o povo brasileiro”, disse.

O Presidente da Liga da Defesa Nacional e secretário municipal de Segurança Pública, Gilmar Teixeira Lopes, destacou o desfile realizado na mesma data na cidade, que contou com mais de cinco mil participantes, se tornando o maior dos últimos anos realizado no município. “Hoje nos foi dada uma demonstração inequívoca de que é possível se trabalhar os valores da ética e da moral e, consequentemente, acreditar num povo que preserva os valores do contexto humano”, declarou.

Antes de o fogo ser apagado, uma centelha da chama foi retirada por cavalarias do 3º Regimento de Polícia Montada – 3º RPMon, da Brigada Militar, e levada para ser unida à Chama Crioula que chegou à cidade no dia 01 de setembro, vinda de General Câmara. Assim, foi formada a Chama Crioula oficial de Passo Fundo, símbolo da realização dos Festejos Farroupilhas na cidade. 

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 8 de setembro de 2013.