Em 2012, o Brasil foi o país sorteado para sediar o encontro, e consequentemente Passo Fundo foi a cidade escolhida por oferecer toda a infraestrutura necessária.
Nesta manhã o antigo frigorífico ZD COSTI, no bairro São Cristóvão, virou cenário para um grande terremoto. Explosões, vítimas soterradas, cães farejadores, corpo de bombeiros, tudo colaborou para tornar o simulado de salvamento o mais real possível.
O evento faz parte da Jornada Internacional Creixell (Unidade Canina de Resgate e Treinamento), que acontece todos os anos em uma das delegações existentes. Em 2012, o Brasil foi o país sorteado para sediar o encontro, e consequentemente Passo Fundo foi a cidade escolhida por oferecer toda a infraestrutura necessária. A ocasião trouxe à cidade representantes de países como Argentina, Chile, Portugal e Espanha que fizeram demonstrações de seus treinamentos com cães.
A VI Jornada Internacional Creixell teve início na segunda-feira, 18, e segue até sábado, 23. O evento que tem como objetivo promover uma troca de experiências e reforçar técnicas de busca, contou com a equipe da Defesa Civil do Município, Defesa Civil Estadual, Corpo de Bombeiros, Unidade Canina K-9, Prado Resgate, SAMU, Agentes de trânsito, entre outros.
Segundo o delegado da ONG K-9, Reginaldo Aranda, os cães que estiveram realizando o simulado desta manhã já participaram de situações reais de salvamento no mundo todo. No término da Jornada, as delegações receberão um certificado e terão seus cães aptos a atender emergências de nível mundial pelo período de um ano.
O evento tem o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Segurança Pública e da Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Passo Fundo. A Secretária de Segurança Pública e Coordenadora Municipal de Defesa Civil, Estelita Salton, ressaltou que um evento deste porte proporciona uma ótima troca de experiências, além de reforçar as técnicas da nossa Defesa Civil. Segundo ela, um cão que esteve no simulado desta manhã vai ficar em Passo Fundo sob a responsabilidade do militar Nilton Mello Aguirre, que é um integrante da ONG K-9. Ela explica que Aguirre já se colocou a disposição para auxiliar em emergências que ocorram na cidade.
O simulado de salvamento segue durante todo o dia de hoje. Amanhã e sábado as atividades da Jornada serão realizadas no Haras MD e toda a comunidade pode participar.