Passo Fundo abre inscrições para o Projeto Protejo

Passo Fundo abre inscrições para o Projeto Protejo



    De 04 à 08 de junho, a Secretaria de Segurança Pública realizará inscrições para o preenchimento de 40 vagas para jovens que desejam participar do Projeto PROTEJO.
    O Projeto PROTEJO é uma das ações do PRONASCI e significa Proteção de Jovens em Território Vulnerável. Foi instituído pelo Governo Federal no ano de 2007 e é desenvolvido pelo Ministério da Justiça em parceria com o Município de Passo Fundo, coordenado pela Secretaria de Segurança Pública, através de um Gestor Local e, em Passo Fundo está sendo executado pela Empresa Evidência Gestão e Treinamento, de Carazinho. Tem como principal preocupação o enfrentamento à violência no país, pois articula políticas de segurança com ações sociais, priorizando a prevenção. Busca atingir as causas que levam à violência, sem abrir mão das estratégias de ordenamento social e segurança pública.
    É destinado à jovens de 15 à 24 anos de idade que estejam em situações de vulnerabilidade, especialmente egressos do sistema prisional, em cumprimento de medidas socioeducativas ou de penas alternativas, em situação de rua ou vítimas da criminalidade.
    Neste Projeto é priorizada a formação sociocultural e o fortalecimento da cidadania. Por isso, ele é imprescindível para o fortalecimento da rede de Proteção Social, tendo em vista que atua com um público que enfrenta diretamente problemas relacionados à violência e a  criminalidade.
    Através da autorização do Ministério da Justiça, neste Projeto houve ampliação de território, sendo assim, poderão participar jovens de todos os bairros da cidade, desde que preencham os pré-requisitos de idade, vulnerabilidade e renda familiar inferior à 02 salários mínimos.
    O Projeto compreende 800 horas de capacitação com ações de Direitos Humanos,  Cidadania, Informática, Oficinas de Música, Capoeira, Preparação para o Trabalho, dentre outras atividades. Além de Educadores e Oficineiros o Projeto dispõe de uma Equipe Multidisciplinar composta por Administrador, Assistente Social, Psicólogo e Pedagogos para acompanhar os jovens durante o tempo de formação que corresponde à 12 meses.
    A fim de incentivar a permanência desses jovens nas ações, cada um receberá uma bolsa auxílio no valor de R$100,00 por mês, através de cartão, camiseta, boné, vale transporte, lanche e o material previsto para as atividades. Estas, acontecem diariamente no prédio da FECA - Fundação Educacional do Menor, na BR 285, Km 171.
    As inscrições poderão ser realizadas de forma gratuita na Secretaria de Segurança Pública, localizada na Rua XV de Novembro, 665, em frente ao Shopping Plaza, das 8hs às 18hs.
    O jovem deverá levar consigo documentos de RG e CPF.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 30 de maio de 2012.