Em mais uma atividade de promoção da cidadania, a Prefeitura Municipal realizou lançamento do Protejo, projeto integrante do PRONASCI.

Em mais uma atividade de promoção da cidadania, a Prefeitura Municipal realizou na tarde desta quinta-feira, o lançamento do Protejo, projeto integrante do PRONASCI. Através da parceria da Secretaria de Segurança Pública do município com o Ministério da Justiça, 200 jovens receberão 800 horas de capacitação durante 12 meses em Passo Fundo. “ Este programa é uma forma de reduzir os índices de violência no município. E o método é a prevenção”, afirmou Márcio Patussi, secretário de Segurança Pública.
Além da preparação para o trabalho, a capacitação será executada nas áreas de Direitos Humanos, Cidadania, Informática, juntamente de oficinas de Capoeira e de Música. Os jovens que integram o projeto foram selecionados por critérios de vulnerabilidade social, e receberão uma bolsa auxílio no valor de R$ 100,00 por mês, camiseta, boné, lanche, vale transporte, mochila e o material necessário para a capacitação.
Durante a cerimônia de lançamento, nas dependências do antigo Patronato, o vice-prefeito Rene Cecconello, disse aos jovens que eles devem aproveitar essa oportunidade, pois talvez não recebam outra dessa amplitude. Ele acrescentou que se cada um fizer a sua parte, Governo Federal, Prefeitura e os jovens participantes, novas pessoas também vão receber essa chance. “Estamos valorizando o ser humano para a construção da cidadania”, disse ele.
O secretário de Segurança Pública, Márcio Patussi, destacou a importância do momento, não só por ser uma ação na área da segurança, mas pela promoção da cidadania junto à essas crianças, que segundo ele vão ter melhores condições de vida. Sobre o futuro desses jovens, Patussi explicou que a intenção é inseri-los no mercado de trabalho.
Os participantes do Protejo deverão obter frequência de 75% de participação nas atividades, sendo que a presença será monitorada pelo Ministério da Justiça, por intermédio de um sistema chamado SISPROTEJO. Os jovens foram selecionados pelo município, e serão capacitados e acompanhados por uma empresa de gestão e treinamento, com uma equipe multidisciplinar composta por assistente social, psicólogo, coordenador administrativo, coordenador de projetos, educadores sociais e oficineiros. No que se refere ao PRONASCI, essa empresa executa atualmente o Projeto Mulheres da Paz no município de Guaíba.
“Estamos em um bom momento. Com esse trabalho coletivo vamos diminuir os índices de violência no município de Passo Fundo”, completou.
Logo após o evento, todas as autoridades presentes, convidados, e os jovens do Protejo, conheceram as instalações em que o projeto se desenvolverá. Na sequência, os jovens do Protejo assistiram uma palestra sobre bullying com o sociólogo da secretária de Segurança, doutor Ginez Leopoldo.