Passo Fundo receberá o primeiro Território da Paz no Estado

Durante reunião realizada pelo GGMI (Gabinete de Gestão Integrada Municipal) foi anunciado pelo coordenador do Pronasci do Estado, Carlos Sant" Ana, que Passo Fundo será a primeira cidade do Rio Grande do Sul a receber a implantação do Território da Paz, seguido de Caxias do Sul e Canoas. “Essa ação do Estado tem a finalidade de diminuir os índices de criminalidade e também reduzir a situação de vulnerabilidade das pessoas que moram naquele local. Nos territórios serão oferecidos os programas das secretarias de cada município utilizando a estrutura de cada bairro, como por exemplo os CRAS (Centro de Referência em Assistência Social)”, explicou Sant" Ana. Segundo o coordenador, durante os quatro anos do governo Tarso Genro serão instalados no Estado 20 territórios da Paz.
De acordo com o secretário de Segurança, Márcio Patussi, o Território da Paz em Passo Fundo estará localizado na Grande Integração, que abrange os bairros Jerônimo Coelho, Parque Recreio, Loteamento Parque do Sol, Loteamento Morada do Sol, Professor Schisler, Vila Xangri-lá, Jaboticabal e Loteamento Boqueirão. “A escolha do local de implementação dessa ação do Estado foi de acordo com a necessidade da comunidade,"; ressaltou Patussi. Segundo o secretário, outros programas de nível federal poderão ser instalados em Passo Fundo, destacando o projeto de Polícia Comunitária, que prevê a descentralização da ação do policiamento onde o policial irá residir na sua região de atuação.
Estiveram presentes na reunião o coordenador do Pronasci do Estado, o coronel Júlio César Marobin; o delegado regional, Paulo Videla Ruschel, o comandante do 3° RPMon, tenente coronel Antônio Carlos da Cruz , representantes da Polícia Rodoviária Federal, Major Adair Zanoteli, representante do CRPo e Membros da secretaria de Segurança Pública.