Levantamento de melhorias na Ocupação IV do Záchia

Secretarias de Obras, de Habitação e de Transportes e Serviços Gerais avaliaram as condições atuais

A Prefeitura de Passo Fundo visitou com uma equipe técnica a Ocupação IV do Bairro Záchia, nesta quarta-feira, para fazer o levantamento necessário para obras estruturas nas ruas e no acesso ao local. O Município obteve, junto à direção da Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), a autorização para promover melhorias no local. A solicitação foi encaminhada em reunião com a estatal, na semana passada, após uma comissão de lideranças do movimento por moradia ter sido recebida pelo Executivo. “Nós estamos abertos ao diálogo com todos os setores, trabalhando para construir alternativas e soluções para os problemas da comunidade”, destacou o prefeito Pedro Almeida.

De acordo com Pedro, a Prefeitura também vem conseguindo suspender, judicialmente, as decisões de reintegração de posse da área, que é de propriedade da Corsan. “A Procuradoria-Geral do Município está acompanhando a situação destas famílias que ocupam aquele local, tratando do assunto com muita responsabilidade e comprometimento com a qualidade de vida e a segurança destas pessoas”, argumentou o prefeito.

Na manhã desta quarta-feira (18), os secretários de Obras, Rubens Astolfi; e de Habitação, Paulo Caletti; além de servidores da Secretaria de Transportes e Serviços Gerais (STSG), estiveram na Ocupação, avaliando as condições atuais do terreno para indicar quais ações serão possíveis de serem realizadas. De acordo com Caletti, os moradores têm reivindicado a colocação de cascalho e o empedramento das ruas principais e do acesso às residências, além da instalação da rede de energia elétrica. “Fizemos uma visita ao local para dialogar com os moradores e, a partir disso, vamos construir um cronograma de trabalho”, explicou o secretário.

Caletti comentou ainda que as demandas principais foram mapeadas pelas Secretarias. “São ações nas ruas internas da Ocupação para permitir um melhor deslocamento para as pessoas que precisam sair de casa para trabalhar e ir à escola”, resumiu o secretário de Habitação.

Rede de iluminação

O secretário de Transportes e Serviços Gerais, Patric Cavalcanti, explicou que a instalação da rede de iluminação pública será discutida com a concessionária de energia elétrica, uma vez que o serviço de implementação do sistema não compete ao Município. “Vamos construir este diálogo com a concessionária de energia elétrica. Com a autorização da Corsan para fazermos melhorias na Ocupação, agora daremos andamento às outras reivindicações feitas pela comunidade”, ponderou ele.

Para uma das coordenadoras da Ocupação IV, Jussara Trindade Antunes, as ações de melhorias estruturais na área vão beneficiar centenas de famílias que residem naquela região há cerca de sete anos. “Estamos bastante animados com esta possibilidade, porque lutamos diariamente para garantir melhorias no acesso e nas ruas da comunidade. É uma alegria saber que poderemos ter algumas ações para melhorar a nossa vida”, comentou Jussara.

A visita também foi acompanhada pelos vereadores Evandro Meireles e Altamir da Silva dos Santos.

Atualizado em 18 de agosto de 2021.