Com a chuva, população deve redobrar cuidados contra a dengue

Orientação é que os moradores verifiquem o pátio de suas residências e eliminem possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti



De janeiro até o momento, Passo Fundo registra 1.051 casos de dengue, número acima do total contabilizado em todo o ano de 2023, que teve 875 confirmações. Este cenário já era esperado para a época do ano pelas autoridades de saúde, tendo em vista a curva verificada no país durante o ano passado e considerando as condições climáticas dos meses atuais. Devido às chuvas, a orientação é que a população redobre os cuidados contra o mosquito Aedes aegypti.

Conforme a coordenadora do Núcleo de Vigilância Ambiental em Saúde, Ivânia Silvestrin, é muito importante que os moradores verifiquem o pátio de suas residências e eliminem a água parada e possíveis criadouros. “Após estas chuvas, é imprescindível a revisão rigorosa dos pátios para eliminar tudo que estiver acumulando água. Poderá haver, ainda, o acúmulo de lixos trazidos pelas chuvas, o que representa sérios riscos à proliferação do mosquito”, destaca.

As regiões que concentram o maior número de casos de dengue são: Centro, Boqueirão, São Cristóvão, São José, Annes e Rodrigues. Mas é fundamental que todas as pessoas estejam atentas, pois, embora em números inferiores, os demais bairros da cidade também possuem casos positivos.

A Prefeitura segue realizando as ações de combate, intensificadas nos pontos com maior número de casos. Entre as medidas adotadas pelo Município, estão a ampliação dos agentes de endemias, os bloqueios com inseticidas no raio de residências com pessoas infectadas e o Mutirão de Limpeza.