Prefeitura está mobilizada para auxiliar em situações que envolvam danos causados pelas chuvas intensas

As secretarias municipais atuam em diversas frentes. Além disso, um grupo de trabalho opera na elaboração Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil


A Prefeitura de Passo Fundo, a partir de várias frentes e secretarias municipais, está mobilizada para auxiliar em situações que envolvam danos causados pelas fortes chuvas. Uma das ações é a criação do Plano de Contingência de Proteção e Defesa Civil. Na tarde desta quarta-feira (12), o grupo de trabalho nomeado pelo prefeito Pedro Almeida esteve reunido para tratar do assunto e analisar o cenário local.

O documento vai mapear os riscos e funcionar como um planejamento de resposta, definindo procedimentos, ações e decisões que serão tomadas em caso de eventos extremos. Possibilitará, por exemplo, a definição de áreas suscetíveis a ocorrências, a extensão do risco, a identificação dos aspectos especiais de planejamento e o mapeamento das áreas de risco do município, bem como aspectos específicos como características geomorfológicas.

O grupo de trabalho buscará a colaboração de órgãos estaduais, federais e entidades do município, entre outras instituições, para atender a população na resposta a um evento adverso, como um desastre natural. “Um plano bem elaborado e massificado entre os entes da administração pública tem um único resultado final após a atuação em um desastre: a excelência nos atendimentos à população e a perfeita integração entre as agências que trabalham na crise”, explicou o coordenador municipal de Proteção e Defesa Civil, Jair Maffi.

Trabalho realizado pelas secretarias municipais
- Assistência social
Abordagem social 24 horas, busca ativa e acolhimento na Casa de Passagem Madre Teresa de Calcutá. Doação de alimentos, roupas e cobertores.

- Obras e Serviços Gerais
Equipes disponíveis para intervenções, manutenção e limpeza devido a danos ocasionados.

- Habitação
Apoio às pessoas que tiveram residências prejudicadas. Distribuição de lonas, telhas, madeiras.

Telefones para casos de emergência e informações
Defesa Civil - 199
Corpo de Bombeiros - 193
Secretaria de Segurança Pública - (54) 3311-1195