Entre os investimentos do Município, está um novo loteamento no Bairro Zachia com a construção de 135 residências
O prefeito Pedro Almeida anunciou, na manhã desta quinta-feira (6), um novo Programa de Habitação para Passo Fundo, que busca ampliar o acesso à moradia para as pessoas que precisam. A confirmação foi feita no Bairro Zachia, durante encontro com lideranças comunitárias, empresários e entidades na Escola Guaracy Barroso Marinho.
A comunidade foi escolhida para sediar o anúncio porque receberá um importante investimento dentro do pacote: um novo loteamento. Com recursos próprios estimados de R$ 22 milhões, a Prefeitura fará a construção de mais de 130 residências, além de equipamentos públicos como praça e uma escola de Educação Infantil com 200 vagas.
“Temos um pacote completo, que fala da Habitação, equipamentos públicos, novos empreendimentos, emprego, renda e dignidade. Aqui, teremos uma iniciativa inovadora que vai transformar muito a realidade do Bairro Zachia”, destacou o prefeito.
O loteamento será destinado a famílias de baixa renda, inscritas CadÚnico e com cadastro habitacional na Prefeitura, explicou o secretário de habitação, Fernando Pires. “Todos os critérios serão discutidos e, posteriormente, um edital será elaborado para que as famílias interessadas possam participar do processo. O objetivo é atender quem mais precisa”, pontuou.
Mais que ampliar o acesso à moradia, o secretário de Planejamento, Giezi Schneider, avaliou que investimento da Prefeitura qualificará a infraestrutura do Bairro Zachia. “Teremos uma área de 3,5 hectares com 135 lotes e residências e espaços para uso das pessoas, propondo a urbanização para esta comunidade”, afirmou, enfatizando que o projeto está em fase de aprovação.
Os moradores do local vivenciam um processo de desenvolvimento. Além do investimento em moradias, a Prefeitura executou uma série de ações focadas na infraestrutura e na atração de empresas para o bairro.
O presidente da Associação de Moradores do Zachia, Domingos Mai, falou sobre a importância destes investimentos. “Teremos um novo Zachia. Precisamos e estamos juntos para seguir trabalhando para melhorar cada vez mais o nosso bairro”, disse.
Anúncio 2: projeção de outro loteamento
O Município estuda, ainda, mais um loteamento para o local. Hoje, negocia a compra de uma área ao lado desta a fim de que mais residências e equipamentos públicos possam ser construídos e entregues à comunidade. “Estamos olhando para o futuro, para o nosso território e para que as pessoas tenham qualidade de vida”, salientou o prefeito.
Anúncio 3: mais investimentos no Bairro Zachia
Mais anúncios foram feitos durante a apresentação do Programa da Habitação. Um deles é referente à área no Zachia que pertencia à Corsan e foi transferida ao Município, que receberá uma série de obras para garantir o acesso a serviços públicos aos moradores.
O local já vem recebendo intervenções e passará pela reestruturação da infraestrutura com drenagem, iluminação e melhorias das ruas. As obras foram iniciadas nesta semana pela Prefeitura. “Precisamos cuidar de quem já mora no Zachia. Esta comunidade reside aqui há cerca de 20 anos e precisa ter melhores condições de moradia. Já conseguimos trazer algumas obras importantes e queremos avançar”, disse o prefeito.
As melhorias no local acontecem desde 2021, quando o Município conseguiu a transferência da área. Foi o primeiro passo em direção à regularização de aproximadamente 250 imóveis e à qualificação da infraestrutura do local.
Em 2023, a Prefeitura, em parceria com a Corsan, entregou 450 ligações de água com cinco quilômetros de redes. Agora, paralelamente às obras, trata, junto à RGE, sobre o fornecimento de energia elétrica aos moradores.
Anúncio 4: reativação do Conselho Municipal de Habitação
O Programa de Habitação conta também com a reativação do Conselho Municipal de Habitação, que, de acordo com o prefeito, será aliado no desenvolvimento das políticas públicas para Passo Fundo. “Esta é uma questão legal e que significa muito para a construção das políticas públicas da Habitação. Este conselho, há muito tempo, está desativado. Por uma iniciativa da Prefeitura, faremos um edital que vai permitir que a sociedade civil organizada possa participar do planejamento do futuro”, adiantou.