Programa PAR beneficia mais 180 famílias com moradia

Parceria entre a Caixa Econômica Federal e a prefeitura contribui para redução do déficit habitacional

A Caixa Econômica Federal-CEF assinou dia 28/02 pela manhã, com a construtora Conkretus Ltda, em parceria com a prefeitura de Passo Fundo, o contrato do Programa de Arrendamento Residencial-PAR para a construção de 180 unidades habitacionais no empreendimento Residencial Vera Cruz, representando um investimento de R$ 6,12 milhões. A solenidade ocorreu no salão de festas do PAR Jardins do Boqueirão II, que será entregue aos contemplados em março, empreendimento este localizado na rua Pulador.

O Residencial Vera Cruz, localizado na avenida Rio Grande, contará com 180 apartamentos de 2 quartos, sala, banheiro e cozinha conjugada com área de serviço, em área cercada dotada de estacionamento, salão de festas, quadra de esportes, quiosques com churrasqueiras, playground e guarita. A obra já iniciou com a terraplenagem e deve ser entregue em março de 2008. Segundo a CEF, o custo de cada unidade habitacional será de R$ 34 mil e o valor inicial de arrendamento mensal é de R$ 238,00. Esse valor será mantido durante o primeiro ano de pagamento a partir da entrega e reajustado anualmente pela taxa Referencial-TR. O Residencial Vera Cruz atenderá na faixa de renda entre R$ 700,00 a R$ 1.800,00, sendo que para os servidores da segurança pública a renda pode atingir R$ 2.800,00.

O diretor da empresa Conkretus, engenheiro Walter Luiz Santos da Silva destacou na ocasião a qualidade das unidades habitacionais e o cunho social das obras do PAR. O secretário de Habitação Rene Ceconello ressaltou a excelente localização do Residencial Vera Cruz, a exemplo das outras unidades do PAR. Segundo ele, todos os apartamentos estão muito bem localizados, num processo para que estejam incorporados na dinâmica da cidade, preenchendo vazios urbanos. Ceconello elogiou o aprimoramento do programa feito pelo governo Lula, que possibilita aos arrendatários se tornarem proprietários antes de 15 anos, prazo original do programa. Isto é, a partir do quinto ano o arrendatário que estiver em dia poderá liquidar o contrato e se tornar proprietário do imóvel. O vereador Rui Lorenzato, representando a Câmara de Vereadores, destacou a importância da parceria entre a CEF, prefeitura e o Legislativo para a redução do déficit habitacional no Município.

O superintendente regional da CEF, Roney de Oliveira Granemann disse que, a preocupação da instituição nesta pareceria com a prefeitura e a iniciativa privada é garantir uma obra de qualidade, inclusive com playground para crianças, segurança e estação de tratamento de esgoto. Para Granemann, a construção dessa estação do esgoto nos núcleos do PAR, revela a preocupação da CEF com a saúde e com o meio ambiente. O prefeito Airton Dipp afirmou que essa parceria com a CEF e com as empresas construtoras está contribuindo significativamente para reduzir o déficit habitacional no município. O prefeito lembrou que, de acordo com o IBGE, o município tem um déficit habitacional de cinco mil moradias. Porém, segundo Airton Dipp, esse déficit caiu para quatro mil moradias, pois somente pelo PAR estão sendo construídas 700 unidades habitacionais, além de outras 150 casas que serão construídas em breve. O prefeito Airton Dipp disse que com essa a parceria prefeitura, CEF e a iniciativa privada estão atendendo uma necessidade social dos moradores e injetando recursos na economia de Passo Fundo.

A solenidade de assinatura do contrato do residencial Vera Cruz contou com a presença do prefeito Airton Dipp, do vice-prefeito Adirbal Corralo, dirigentes da CEF como o superintendente Roney de Oliveira Granemann, secretário de Habitação Rene Ceconello, vereadores Rui Lorenzato e Tadeu Karczeski, secretários, prefeitos da região e representantes da comunidade passo-fundense.

Atualizado em 28 de fevereiro de 2007.