Lançado novo Programa de Arrendamento Familiar em parceria entre CEF e Prefeitur
Núcleo residencial Hélio Toldo terá 200 apartamentos
Em solenidade na agência da CEF de Passo Fundo, foi lançado novo empreendimento do Programa de Arrendamento Familiar - PAR, com a finalidade de beneficiar 200 famílias. A modalidade é uma espécie de leasing onde o mutuário paga taxas mensais de arrendamento como se fosse um aluguel e, no final do contrato, pode optar pela compra do imóvel. O ato contou com a presença de lideranças comunitárias especialmente: Cleomar Luís Mahl - superintendente da Caixa em exercício; o prefeito Airton Dipp; Luiz Miguel Scheis - secretário da Câmara de Vereadores, Nei Alves - secretário municipal de Habitação; Carlos Feijó - diretor da Construtora Mérica Brasil, além de secretários, vereadores, gerentes da CEF e imprensa.
O prefeito mencionou que o governo federal, através da Caixa Econômica, em parceria com a prefeitura, tem procurado atender a demanda habitacional. “Esse programa PAR, no nosso modo de entender, é aquele que melhor atende as necessidades das famílias brasileiras, porque é um programa de arrendamento, onde as famílias têm acesso à moradia, todas, dignas, bem construídas e implantadas dentro dos municípios. Com a garantia de que irão morar durante 15 anos, e somente após terão acesso à propriedade”, frisou o prefeito. Constatou que dessa forma não ocorre o troca-troca de moradias e abandono, evitando problemas de difícil solução. Apontou o significado dos investimentos, no município como fator de geração de emprego. Citou o empreendimento já iniciado no Bairro Boqueirão, onde a CEF investe em torno de R$ 10 milhões, com mão-de-obra totalmente passo-fundense, gerando emprego e circulação de dinheiro. “E, agora, com esse novo empreendimento, de 6 milhões de reais na Vila Cruzeiro, teremos mais uma vez o aproveitamento dos que necessitam trabalhar na construção civil, além de atendermos 200 novas famílias”, lembrou o prefeito Airton Dipp, que manifestou-se satisfeito pela iniciativa em homenagear Hélio Toldo e seus familiares, por tudo o que fez, “não apenas pelo esporte de Passo Fundo, mas pela comunidade de Passo Fundo”.
Para simbolizar o lançamento do empreendimento, foi entregue ao prefeito de Passo Fundo, a planta baixa do projeto habitacional Hélio Toldo.Carlos Feijó, diretor da Mérica Gaúcha, empresa gaúcha que opera com a CEF, atualmente operando com 600 unidades no estado, afirmou que a cidade tem demonstrado sua progressão, através de suas lideranças.O projeto é vinculado ao Ministério da Cidade, em parceria com a prefeitura, e a execução da obra será em 12 meses. Em seguida falou o representante da Câmara, vereador Luiz Miguel Scheis, que afirmou satisfação em fazer parte da base de governo em mais um evento de obras habitacionais, e também pela participação do legislativo, para suprir o déficit habitacional.
O superintendente da CEF Cleomar Luís Mahl, lembrou que o governo federal investiu mais de 20 milhões de reais exclusivamente no programa PAR, no último ano em Passo Fundo. Explicou que as famílias com renda de até quatro salários mínimos terão acesso ao programa que oferece apartamento de dois quartos, salão de festas, garagens e toda a comodidade com arrendamento inicial de R$ 166,00 mensais. Destacou a parceria com a prefeitura e Câmara de Vereadores. Em um ano são 600 unidades para Passo Fundo, contabilizou Cleomar Mahl. A CEF vai investir 34 milhões de reais somente em habitação, informou. Em seguida anunciou o 2º Feirão da Casa Própria, em local a ser ainda definido, par ao final de maio, expondo os recursos de crédito que são oferecidos.
As inscrições para participar do plano habitacional já estão abertas no horário das 8h às 19h sem interrupção, segundo revela o secretário de Habitação do Município Nei Alves.
Dirigentes da CEF e autoridades.
Prefeito Airton Dipp destaca homenagem a Hélio Toldo.