Habitação: seis mil famílias sem moradia

Segundo informações do secretário municipal da Habitação, Tadeu Karczeski, nosso município tem uma demanda reprimida de seis mil moradias, sendo em torno de três mil para baixa renda e três mil para famílias de renda média. O secretário esclareceu que, no momento, a fase é de projetos e planejamentos. Na fase seguinte, serão feitas parcerias, incluindo recursos próprios da municipalidade. A idéia é definir investimentos num programa para atacar o déficit de moradias por toda a Administração Dipp-Corralo e com projeção para os próximos anos.

Moradias e Distrito Industrial

Um dos projetos mais adiantados tem como foco a Vila Victor Issler. Lá, a Prefeitura está desapropriando uma área de 94 hectares, onde podem ser obtidos mais de quatro mil lotes nas medidas padrões em vigor para casas populares. O secretário Tadeu esclareceu que a área poderá ser dividida, em uma parte para indústrias não poluidoras e a outra metade para as moradias. Já existe uma planta básica para as casas, que terão 42 m², para as quais o custo do material é orçado em torno de oito mil reais. Esta planta poderá vigorar para todas as demais habitações populares que serão construídas no município ao longo da atual administração.

Apartamentos no Núcleo Cohab II

Outro local visado para construção de habitações fica nas imediações do núcleo Cohab II e do novo Ginásio Municipal. Ali semelhante ao conjunto de apartamentos que foram construído na Petrópolis, a intenção é construir duzentos apartamentos do PAR – Programa de Arredamento Residencial, em parceria com a Caixa Federal e o Estado, para famílias que tem renda média entre três e seis salários mínimos. O mesmo projeto do PAR poderá ser implementado, em área da Capasemu, na entrada da Vila Planaltina, fundos do Vermelhão da Serra e, neste local, também poderão ser construídas casas populares.

Loteamento Corralo e N.S. Aparecida

Habitações populares deverão ser construídas no Loteamento Corralo e na Vila Nossa Senhora Aparecida. A Prefeitura tem um projeto e está buscando parcerias para priorizar ainda mais um bom número de habitações populares nestes locais, contemplando assim, famílias que tenham renda de até três salários. Neste caso, a preferência é maior para os necessitados que tenham renda dentro deste patamar, a menor possível. Segundo o secretário Tadeu, tanto estes planos habitacionais já previstos, quanto todos os demais que forem elaborados, terão em vista não afastar as famílias dos locais onde já residem, onde já têm suas raízes, ou têm ocupação em emprego nas imediações. Outro cuidado da atual administração é compor uma comissão de técnicos que vai acompanhar todas as construções nos planos habitacionais, cuidando para que problemas, como os que ocorreram na Vila Donária, onde o núcleo estava sendo entregue para as famílias sem nem mesmo ter infra-estrutura, em especial rede de esgotos, o que só foi concluído na atual administração.

Atualizado em 13 de abril de 2005.