Prefeitura vai recadastrar moradores da Vila Donária

O loteamento popular da Vila Donária entregue aos seus moradores há cerca de dois anos, com 84 habitações, vai ser passivo de um rigoroso “pente fino” por parte da Secretaria Municipal da Habitação (SEHAB). Segundo as primeiras constatações a metade dos moradores, não está legalizada junto à Caixa Federal e Prefeitura Municipal, pois não passaram pelos trâmites legais, e estão morando nas casas, por terem trocado as habitações com os primeiros moradores, por carroças, charretes, televisões, carros velhos, motos ou pequenas importâncias em dinheiro, ou por terem invadido residências vazias ou até escorraçado moradores que haviam sido contemplados. O recadastramento deverá comprovar estas suspeitas, inclusive da existência de um grupo de pessoas que manda na base da intimidação e violência e decide quem deve ou não deve morar naquela vila popular, não raro “pedalando” portas e pondo os moradores legalmente habilitados a correr. Quanto às pessoas que venderam ou trocaram seus imóveis elas vão integrar uma lista que vai lhes impossibilitar, a receber nos próximos anos, qualquer habitação popular, estendendo-se este fichamento para seus familiares, já que pessoas que ganham e vendem casas populares, tem por hábito inscreverem-se noutros planos de habitação popular, usando o nome de filhos, esposas etc. Alem destas irregularidades na posse de casas na Vila Donária, tem ainda os problemas das habitações propriamente ditas, a partir de sua construção precária e de pouca qualidade, algumas já precisando de urgentes reformas ou depenadas parcialmente de suas portas e janelas. O sistema de esgotos já está sendo refeito pela Prefeitura Municipal, já que na sua inauguração o núcleo, mal dotado de infraestrutura nesta questão, estava inundando suas ruas de dejetos, causando grande risco aos seus habitantes.

Atualizado em 1 de abril de 2005.