Balcão do Idoso de Passo Fundo impressiona deputados gaúchos
Nesta quarta-feira, dia 17 de agosto, durante reunião da Comissão de Cidadania e Direitos Humanos da Assembleia Legislativa, em Porto Alegre, foi feita uma exposição sobre o Balcão do Idoso da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. Projeto esse, que em parceria com a Universidade de Passo Fundo e o Ministério Público, busca há cerca de dois anos garantir o acesso do idoso e seus familiares à rede de proteção e atenção do município.
De acordo com a coordenadora do Balcão, Denize Cornélio da Luz, que apresentou o projeto aos deputados, ele é único no país, e além de garantir mais qualidade de vida aos idosos, serve de espaço para produção de conhecimentos e pesquisas, pois são realizados estágios curriculares dos cursos de Serviço Social, Direito e Psicologia. Ela explicou que são atendidos idosos em situação de risco e vulnerabilidade social, relativo à violação dos direitos garantidos não apenas pelo Estatuto do Idoso, mas também como toda a legislação que protege os mais velhos.
Denize ressaltou que estão entre as demandas do Balcão o acesso a medicamentos, aposentadoria, cobranças indevidas e maus tratos, entre outras questões. “Nem sempre as informações chegam aos idosos de forma que eles possam compreender. Por isso, analisamos cada caso e vemos qual o melhor encaminhamento na rede de proteção”, explicou a coordenadora.
Segundo dados do Ministério Público, 11% da população de Passo Fundo é formada por idosos. Desses, cerca de 7 mil passam por alguma situação de violação de direitos. Essa explanação sobre o Balcão do Idoso foi proposta pelo deputado Estadual, Luciano Azevedo.