A prefeitura municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, colocou em funcionamento a nova Casa do Menino Adolescente. Esse espaço recebe jovens em estado de vulnerabilidade social, que são encaminhados ao poder público via diagnóstico do Conselho Tutelar.
A prefeitura municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, colocou em funcionamento a nova Casa do Menino Adolescente. Esse espaço recebe jovens em estado de vulnerabilidade social, que são encaminhados ao poder público via diagnóstico do Conselho Tutelar. Conforme o secretário Ermindo Simonetti, o abrigo tem as condições adequadas para receber os jovens que foram afastados de suas famílias.
A coordenadora de Promoção da Criança e Adolescente da Semcas, Eva Miranda, explicou que o Executivo já atendia esses jovens em outro espaço. “Agora eles estão em uma casa ampla e estruturada, que possibilita um atendimento qualificado visando o retorno deles às suas famílias”, disse. Os nove jovens que são atendidos na casa são acompanhados por sete monitores e avaliados por uma equipe técnica da secretaria composta por psicólogos e assistentes sociais, e quando identificada alguma dificuldade, eles são encaminhados à atendimentos médicos especializados. Eva disse ainda que a equipe técnica visita as famílias dos meninos também realizando encaminhamentos médicos como em caso de uso de drogas e abuso de álcool, além dos desempregados serem cadastrados no PAC (Programa Apoiar e Comprometer), da Semcas.
Já na casa, além de receberem todo aporte médico, psicológico e cinco refeições diárias, os jovens são encaminhados à escola e para os programas sociais desenvolvidos pela secretaria: Bombeiro Mirim, Aprendiz Cidadão e Peti (Programa de Erradicação do Trabalho Infantil). Eva destacou que os meninos ficam por tempo indeterminado no local e que continuam participando dos programas da Semcas quando são encaminhados para voltar para suas casas. A capacidade da Casa do Menino Adolescente é de 15 internos.