A Secretaria de Cidadania e Assistência Social ampliou, neste inverno, a “Ronda Social”. O atendimento especializado em caráter emergencial atende pessoas desabrigadas, recolhendo na rua e encaminhando para o Albergue Municipal.

O secretário de Cidadania e Assistência Social, Ermindo Simonetti, explicou que devido a demanda, a prefeitura municipal está realizando a ronda também nos finais de semana, e que o corpo de bombeiros, antes encarregado das buscas, fica na parceria para recolher os desabrigados após às 23 horas, mediante contato do Albergue Municipal.
Além disso, a Semcas, mediante suas assistentes sociais, está fazendo intenso trabalho de conscientização junto aos desabrigados, explicando o funcionamento as vantagens de ficar na casa. “Eles são maiores de idade. Quando eles não querem ir passar a noite na casa, não podemos obrigá-los”, disse.
Existem casos em que as pessoas tomam banho, se alimentam, passam a noite e no outro dia não voltam mais, além dos hóspedes que vão somente para se alimentar e preferem dormir na rua. “Quando não acontece o retorno, a ronda sabe até onde encontrar os desabrigados. Ela vai até lá e da mais uma conversada, para ver a possibilidade da volta”, frisou o secretário.
O Albergue tem capacidade para atender 30 pessoas, oferecendo café da manhã, janta e em alguns casos almoço. Simonetti salientou ainda, que há cerca de 60 dias, a administração municipal começou um trabalho para reintegrar essas pessoas no mercado de trabalho, em que dependendo da situação, os desabrigados são encaminhados para trabalhar no PAC (Programa Apoiar e Comprometer), da Semcas.
A ronda social atende 24 horas pelo fone (54) 3316.7235. O Albergue fica na Uruguai, 266, fundos da prefeitura municipal.