Conferência Municipal de Assistência visa qualificar atendimento

A possibilidade de avaliar a política de assistência social no município de Passo Fundo e também de opinar e decidir sobre seu futuro e seus rumos, foi o objetivo da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Passo Fundo, que aconteceu nessa segunda-feira. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, em parceria com a Secretaria de Cidadania de Assistência Social – Semcas.

A possibilidade de avaliar a política de assistência social no município de Passo Fundo e também de opinar e decidir sobre seu futuro e seus rumos, foi o objetivo da VIII Conferência Municipal de Assistência Social de Passo Fundo, que aconteceu nessa segunda-feira. O evento foi promovido pelo Conselho Municipal de Assistência Social – CMAS, em parceria com a Secretaria de Cidadania de Assistência Social – Semcas,
O secretário de Cidadania de Assistência Social, Adriano José da Silva, destacou a importância do encontro, que possibilitou à Semcas  ouvir pessoas assistidas e entidades envolvidas na gestão da secretaria. “Essas discussões nos permitem buscar o aprimoramento, e também melhores resultados para qualificar os serviços prestados pela secretaria”, disse ele.
Já o secretário geral do Conselho de Assistência Social, Luiz Costella,  explicou que foram realizadas pré-conferencias em vários bairros e entidades durante este ano, incentivando a população a discutir algumas questões, principalmente no que se refere ao Sistema Único de Assistência Social – SUAS, tema principal das discussões do evento. Costella ressaltou que o SUAS  vem sendo construído no Brasil para definir uma política de assistência social, e que as deliberações da VIII Conferência Municipal serão encaminhadas para a conferência Estadual que será realizada no próximo mês de outubro.
Pela manhã as discussões giraram em torno sobre o que é o SUAS, como funciona sua política, e como é realizada a participação das entidades envolvidas. No turno da tarde, com os participantes divididos em grupos de estudo, foram discutidos os quatro eixos temáticos da conferência: 1 – processo histórico da participação popular no país, trajetória e significado do controle social na política de assistência social e conselhos de assistência social; 2 – os usuários (pessoas assistidas) e seu lugar político no SUAS, e os trabalhadores do SUAS em relação ao protagonismo dos usuários;  3 – democratização da gestão do SUAS, entidades de assistência social e o vínculo SUAS; 4 – bases para a garantia do financiamento da assistência social.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 21 de setembro de 2009.