Usuário do Centro Pop muda de situação e agradece

No Centro Pop os usuários recebem lanche, banho, oficinas, atendimento técnico

O Centro Pop – Centro de Referência Especializado para População em Situação de Rua – da Prefeitura de Passo Fundo desenvolve ações com o intuito de auxiliar as pessoas a conseguirem a reinserção na sociedade e no mercado de trabalho. Mensalmente diversas pessoas passam pelo local e recebem atendimento e encaminhamento. Muitos conseguem reverter a situação em que se encontravam, mas dificilmente retornam para contar como estão vivendo.

Mas este não é o caso de A. N. M. O homem, que foi atendido no serviço quando se encontrava em situação de rua, sem família, desempregado e com problemas de visão, voltou ao Centro Pop para agradecer aos servidores pelo apoio recebido. Natural de Santana do Livramento, no tempo em que foi usuário do serviço, foi encaminhado para o Cadastro Único e também obteve o Passe Livre. E, depois de um tempo dormindo na Casa de Passagem, reinserido na sociedade, ele agora reside em uma pensão e se utiliza do suporte de atendimentos. “Com o serviço do Centro Pop, quem quer se ajudar consegue se organizar. Essa equipe transforma a vidas e ajuda muita gente”, declarou A. N. M. no momento em que visitava o Centro levando uma caixa de bombons como forma de agradecimento.

“Raramente alguém volta para agradecer. Achamos muito especial o gesto de carinho deste usuário, que utilizou todas as ferramentas oferecidas para mudar sua condição e garantir a sua reinserção social, servindo de exemplo de superação, e nos deixando muito gratos por saber que podemos sim fazer a diferença na vida das pessoas, através do nosso trabalho e olhar para cada ser humano”, destaca a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis.

Serviços prestados

No Centro Pop os usuários recebem lanche, banho, oficinas, atendimento técnico e podem permanecer durante o período diurno. Se precisarem pernoitar, são encaminhados para a Casa de Passagem, onde também são disponibilizadas refeições e banho. Os serviços trabalham de forma integrada, dialogando os encaminhamentos mais adequados com o objetivo de ofertar propostas diversas para pessoas em situação de rua para que possam buscar tratamento, autonomia e consequentemente melhorar sua qualidade de vida e resgatar a cidadania. Passo Fundo conta com estas possibilidades e direciona um olhar específico a esta população fragilizada.

(Foto: Divulgação/PMPF)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 5 de setembro de 2019.