Uma das propostas foi um momento de reflexão sobre o tema, realizado às 14h em todos os setores

A data de 18 de maio é lembrada como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes. Em Passo Fundo, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social da Prefeitura de Passo Fundo realizou uma mobilização em diversos espaços da cidade.
Uma das propostas foi um momento de reflexão sobre o tema, realizado às 14h em todos os setores das secretarias municipais. Além disso, foi organizada uma roda de conversa na sede da Secretaria, atividades nos espaços dos Centros de Referência de Assistência Social (Cras) e discussão sobre a lei 13.431/2017 pela equipe do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas).
Com o tema “É a hora de fazer bonito”, para dar visibilidade à causa também foi incentivado o uso da hashtag #ÉaHoradeFazerBonito nas redes sociais, a fim de compartilhar postagens que simbolizem o movimento, como uma flor amarela.
Por que o dia 18 de maio?
O dia 18 de maio é uma conquista que demarca a luta pelos direitos de crianças e adolescentes no território brasileiro e que já alcançou nesse tempo muitos municípios do país. Esse dia foi escolhido porque foi em 18 de maio de 1973, na cidade de Vitória (ES), que um crime chocou todo o país e ficou conhecido como o ";Caso Araceli";. Com apenas oito anos de idade, Araceli Cabrera Sanches foi sequestrada, drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba.