Ação conjunta leva atendimento ao Bom Recreio

Um dos motivadores dessa ação foi a busca ativa para o cadastramento dos moradores no CadÚnico

Levar os serviços oferecidos pelo poder público para mais próximo da população do interior foi o trabalho realizado na tarde desta quinta-feira (31) na Escola Municipal de Ensino Fundamental Leão Nunes de Castro, no distrito de Bom Recreio. Um dos motivadores dessa ação foi a busca ativa para o cadastramento dos moradores da localidade no CadÚnico da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (Semcas) da Prefeitura de Passo Fundo.

A ideia, segundo a coordenadora do Centro de Referência de Assistência Social - CRAS 4, Lisiane Goelzer Bastos, foi aproveitar o momento para também oferecer outros serviços, como recreação e orientações de saúde para os alunos. “Nos dias antes de realizarmos essa atividade fizemos um chamamento da população do Bom Recreio, através da escola e das agentes de Saúde, para que comparecerem hoje aqui para preencher o cadastro e participar das outras atividades”, explica.

De acordo com ela, o acesso das famílias que moram no interior aos serviços prestados pelo poder público é um pouco mais difícil por causa da distância, mas com a ação foi possível identificar as famílias ainda não cadastradas e atualizar dados das que já faziam parte do CadÚnico. “Assim, aquelas famílias que ainda não faziam parte do CadÚnico a partir de agora serão integradas nos direitos e benefícios da Assistência Social, como o Bolsa Família, por exemplo, e aquelas que já faziam parte poderão ter um melhor acompanhamento”, salienta.

Para o secretário de Cidadania e Assistência Social, Wilson Lill, levar esse atendimento até o interior é cumprir com o lema da administração pública, que lembra que cuidar da cidade é cuidar das pessoas. “A associação da escola, com o CRAS, com a assistência social e com a Saúde, que são referências para a população, contribui de forma incomensurável para a comunidade. Este trabalho do CadÚnico que verifica a situação das famílias e possibilita que tenham acesso às políticas sociais é de extrema importância”, destaca.

Envolvimento com a escola
Para chamar a atenção dos moradores, além do cadastramento, outras atividades foram realizadas. Uma delas foi a recreação para os alunos da Escola Leão Nunes de Castro, que durante toda a tarde puderam se divertir nos brinquedos infláveis e receber orientações de Saúde, na ação que integrou serviços das secretarias de Cidadania e Assistência Social, Educação, Meio Ambiente, Saúde e o CRAS.

Na atual geração de alunos, que frequentam as turmas de 1º ao 9º ano, é a primeira vez que uma intervenção dessa é feita na escola, segundo a diretora Ivone Andrades Kadziola. Para ela, a integração dos 140 alunos atendidos com os serviços prestados foi muito importante. “Está sendo excelente ter os brinquedos na escola. Os alunos estavam numa expectativa muito grande para o que seria feito na tarde de hoje”, comenta.

Além da fila para entrar nos brinquedos, eles também disputaram o aprendizado sobre a correta escovação dos dentes, proporcionada pela Secretaria de Saúde, que levou até a escola o escovário móvel e distribuiu escovas de dentes para todos os alunos.

(Fotos: Glenda Vívian)

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 31 de agosto de 2017.