Ação busca ampliar a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Passo Fundo

Buscando ampliar a Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente de Passo Fundo com medidas de inclusão social e atendimento específico para cada necessidade, a Prefeitura de Passo Fundo promoveu a segunda etapa do Curso de Capacitação do Conselho Tutelar, em uma parceria com o Governo do Estado e o Ministério Público.
Nesta etapa, conselheiros tutelares e funcionários estão ampliando conhecimentos sobre o acesso e inclusão das informações dos atendimentos ocorridos em Passo Fundo no Sistema de Informações para a Infância e Adolescência (Sipia), instrumento de apoio à gestão em direitos humanos de crianças e adolescentes no Brasil. Acessado pela internet, o Sipia oferece um conjunto de dados consolidados em relatórios locais, regionais, estaduais e nacionais, para apoiar a construção, o desenvolvimento e o monitoramento de agendas de promoção, proteção e defesa dos direitos humanos de crianças e adolescentes.
A partir de tais ações, é possível fortalecer o Sistema de Garantia de Direitos e qualifica a elaboração, execução, monitoramento e a avaliação de políticas públicas de direitos humanos de crianças e adolescentes em Passo Fundo. “Com a implementação do Sipia, quem ganha são as crianças em condições de vulnerabilidade. Assim, podemos auxiliar caso mudem de cidade, obtendo um histórico confiável de atendimentos e quantificando e qualificando os reais problemas a serem enfrentados”, destacou o secretário de Cidadania e Assistência Social, Saul Spinelli.