Prefeitura trabalha no Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo

Prefeitura trabalha para criar Comissão do Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo

A Prefeitura de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), está organizando a comissão para elaboração do Plano Municipal Decenal de Atendimento Socioeducativo.

A iniciativa é promovida por integrantes do Serviço de Medidas Socioeducativas do Meio Aberto de Passo Fundo, coordenado pelo Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) e pela Proteção Social Especial, Rede de Proteção, Organizações Não Governamentais (ONGS) e sociedade civil.

A ação tem como base o Plano Nacional, que prevê o atendimento das diretrizes e eixos operativos do Sistema Nacional Socioeducativo (SINASE). De acordo com a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, “o que se pretende é constituir uma comissão integrada por representantes dos diversos segmentos que contribuem com ações articuladas ao atendimento socioeducativo no município”.

Elenir explica que a comissão terá como finalidade pensar e prever ações para os adolescentes que se encontram em cumprimento de medidas socioeducativas. O planejamento será para os próximos 10 anos, com iniciativas nas áreas da educação, saúde, assistência social, cultura, capacitação para o trabalho e esporte.

“Desta forma, pela relevância do trabalho realizado e a importância da elaboração de um Plano Municipal de Atendimento Socioeducativo, Passo Fundo está buscando elementos e iniciando o processo de construção do Plano”, esclareceu Elenir. A iniciativa, bastante abrangente, necessita de tempo e disponibilidade de todos os envolvidos.

Para integrar a Comissão, são convidados profissionais que fazem parte das políticas setoriais de todas as áreas que o Plano deve envolver; profissionais que atendem adolescentes e suas famílias; imprensa; e instituições ligadas ao setor produtivo, que permitam a inclusão social, educacional e profissional dos adolescentes.

Atualmente, no CREAS, são atendidos dentro do Serviço de Medidas Socioeducativas cerca de 80 adolescentes, que desenvolvem medidas deferidas judicialmente, como prestação de serviços à comunidade e liberdade assistida. O atendimento é extensivo às famílias. O CREAS também oferece oficinas de informática, artes, culinária, esporte, teatro, entre outras.

Mais informações sobre a criação da comissão podem ser obtidas através do telefone da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS): (54) 3312 3070.



Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 22 de janeiro de 2015.