Passo Fundo presente em encontro internacional sobre Acolhimento Familiar
A Prefeitura de Passo Fundo esteve representada no III Colóquio Internacional sobre Acolhimento Familiar, realizado neste mês em Campinas, São Paulo. Participaram 18 países e representantes de todos os estados brasileiros, destacando suas experiências sobre o tema.
Conforme a secretária adjunta de Cidadania e Assistência Social, Elenir Chapuis, o evento foi uma grande oportunidade para obter conhecimento e apropriar-se de mais alternativas sobre o Acolhimento Familiar. Também participaram do encontro a assistente social Andréia Fávaro e a psicóloga Bárbara Oliveira.
“Como é um trabalho compartilhado com a comunidade, muitas ações podem ser realizadas. Dentre o que foi exposto, verificou-se que a maioria dos países estão utilizando da alternativa de famílias acolhedoras e melhorando muito a situação das crianças e adolescentes acolhidos e também das famílias de origem”, observou Elenir.
Passo Fundo foi um dos três municípios do Rio Grande do Sul presentes no encontro. “Isso evidencia a importância que nosso município e a administração municipal destina ao tema da proteção à criança e adolescente, principalmente quando precisamos enfrentar as questões em que se encontram em maior situação de risco pessoal e social, e não apenas na fase da prevenção”, ressaltou a secretária adjunta.
Mais de 700 pessoas, entre gestores, técnicos e representantes do sistema de garantia de direitos debateram alternativas de acolhimento e cuidado das famílias, de origem e dos acolhidos, envolvendo todos os agentes que trabalham com o tema.
FAMÍLIA ACOLHEDORA
A Prefeitura de Passo Fundo lançou em 2013 o Serviço Família Acolhedora, que envolve o acolhimento de crianças e adolescentes em famílias voluntárias. Passo Fundo foi o quinto município a aderir ao serviço no Estado, uma ferramenta fundamental para mudar o padrão instaurado de institucionalização na questão do acolhimento.