O Projeto Núcleo de Justiça Comunitária, realizou na noite de desta quinta-feira, um encontro no bairro Záchia para discutir a drogadição e o alcoolismo com a comunidade.

O Projeto Núcleo de Justiça Comunitária, que é uma das ações do Programa Nacional de Segurança com Cidadania (PRONASCI), que está sob a coordenação da Secretaria de Segurança Pública no município, em parceria com o Instituto Meridional (IMED), realizou na noite de desta quinta-feira, (2) na escola Municipal de Ensino Fundamental Guaracy Barroso Marinho, um encontro com representantes das secretarias de Educação, Saúde e Assistência Social e o psiquiatra, Jorge Carrão. O objetivo foi discutir com a comunidade o tema A drogadição e o Alcoolismo.
Os convidados e a comunidade do bairro Alexandre Záchia, puderam falar abertamente sobre a dependência química, como ela interfere na vida da família, como deve ser tratado o dependente, em uma ampla troca de experiências e pontos de vista. Segundo o psiquiatra Jorge Carrão, é importante os pais estarem atentos aos filhos e perceberem mudanças no comportamento deles e manterem um diálogo aberto. Ele destacou que nem sempre o crack é a droga mais usada. “Se engana quem pensa que o crack é primeiro na lista de drogas mais usadas pelos dependentes químicos, o álcool é atualmente a droga mais utilizada,”ressaltou Carrão.
O secretário da SEMCAS, Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Adriano José da Silva, presente ao evento, elogiou a iniciativa do projeto em levar pessoas dos mais variados segmentos da saúde, para debater assuntos pertinentes como a drogadição e o alcoolismo, que cada vez mais estão inseridas nos nossos lares. De acordo com os organizadores, outras reuniões serão agendadas com comunidades de outros bairros de Passo Fundo.