Prefeitura promove curso gratuito para Orientadores Sociais Voluntários

No próximo dia 24, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social – Semcas, promove um curso de capacitação para “Orientadores Sociais Voluntários”. Essa capacitação será oferecida gratuitamente e tem seis módulos.

No próximo dia 24, a Secretaria de Cidadania e Assistência Social – Semcas, promove um curso de capacitação para “Orientadores Sociais Voluntários”. Essa capacitação será oferecida gratuitamente e tem seis módulos.
O secretário de Cidadania e Assistência Social, Ermindo Simonetti, explicou que o ‘orientador social’ é um cidadão na condição de voluntário, que desenvolverá atividades junto ao Programa de Execução de Medidas Sócios-Educativas em meio aberto – Pemse, que é da prefeitura e atende cerca de 100 jovens que cometeram atos infracionais. Segundo ele, será competência do orientador social, juntamente com o apoio da equipe técnica da Semcas,  a promoção social do adolescente e de sua família. O coordenador do Pemse, Eduardo Camargo, salientou que a comunidade que tem interesse em realizar trabalho voluntário deve participar da capacitação para conhecer a proposta, sem compromisso. “Os orientadores sociais serão os ‘olhos’, na sociedade, do Juizado da Infância e da Juventude, e do Ministério Público”, disse ele.
Os jovens que participam do Pemse realizam oficinas de artes, informática, horticultura, ecoterapia, e de dança de rua. Eles também são acompanhados por assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, juntamente com suas famílias.
As inscrições estão abertas no site da prefeitura municipal de Passo Fundo, através do endereço www.pmpf.rs.gov.br e no site da Imed, pelo www.imed.edu.br, ou na própria Semcas, localizada no antigo Quartel do Exército. Mais informações (54) 33123070. O curso é oferecido no turno da noite e terá certificação de 40 horas.

DATA                                                 PAINÉS

24/08 – Sensibilização X Perfil do orientador e a questão do envolvimento
25/08 – Complexidade do ser humano. Ênfase nas fases da infância e
             adolescência – diferenças
26/08 – A família, a escola, e o despertar para o mundo do trabalho – O ambiente
             Social
30/08 – O perfil do adolescente em conflito com a lei
01/09 – Operacionalização da Liberdade Assistida Comunitária – LAC
02/09 – Perspectivas do Juizado e perspectiva do Ministério Público

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 18 de agosto de 2009.