Conferência Municipal discute direitos dos deficientes

Conferência Municipal discute direitos dos deficientes

A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), desenvolveu durante o dia de hoje, quinta-feira (26/06), a I Conferência Municipal dos Direitos da pessoa com Deficiência, no Colégio Notre Dame, tendo acontecido a abertura oficial às 9 horas, com a presença de autoridades, convidados, conferencistas, imprensa, e pessoas atendidas pelas mais diferentes entidades de assistência ao deficiente, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE), Associação Passo-fundense de Cegos (APACE), Associação de Pais e Amigos dos Surdos (APAS), e a Associação dos Surdos de Passo Fundo (ASPF), entre outras.

Com atividades a serem desenvolvidas durante toda a quinta-feira, o salão do Colégio Notre Dame ficou lotado desde as primeiras horas da manhã. Tendo em todos os setores da coordenação da I Conferência voluntários com algum tipo de deficiência, os trabalhos se iniciaram com as colocações das autoridades com relação a importância do evento. O secretário da Cidadania e Assistência Social, Cristian Thans, salientou que, do evento, importantes considerações e resoluções poderiam sair em prol daquelas pessoas, ainda tão carentes da defesa de seus direitos, e porque a Conferência, em nível estadual, a acontecer posteriormente, com a presença de delegados do município, será um ótimo fórum para levar as reivindicações de Passo Fundo.

Fortalecer a relação e a representação entre o governo e a sociedade civil; proporcionar participação ampla e democrática de todos os segmentos representados na Conferência; propor prioridades de atuação aos órgãos governamentais nas esferas dos governos responsáveis pela implantação da política da pessoa com deficiência e aprovar propostas para o município e para a II Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência são alguns dos objetivos do evento.

"A maneira de se buscar atender as reivindicações, e de se lutar pelos direitos das pessoas, é participarmos ativamente das ações em prol de cada um. E é isto que vejo que está se fazendo hoje aqui. A Administração Municipal tem participado de maneira direta, nos pleitos dos diversos segmentos da área de deficiência, e acreditamos que temos alcançado sucesso. Mas é preciso fazer mais, e este evento é capaz de buscar isto", destacou o prefeito Airton Dipp, na oportunidade.

Entre os presentes que destacaram a importante participação da Administração Municipal, para a realização do evento, está o presidente da APACE, Fábio Flores. Flores também ressaltou a importância da maciça participação que a Conferência registrara, com a participação não somente de pessoas com deficiência, mas também de seus familiares.

Painéis, como a "Inclusão, participação e desenvolvimento – Um novo jeito de avançar", mesas redondas, apresentações culturais, apresentações de demandas de grupos, apresentações culturais e indicação, com a votação, de delegados, foram alguns dos eventos que, dentro da Conferência, envolveram os presentes na quinta-feira chuvosa de Passo Fundo.

[caption id="attachment_1574" align="alignleft" width="360"]Presidente da APACE, destacou o trabalho da Administração Municipal para a realização do eventoFoto: MARIO QUADROS[/caption][caption id="attachment_1575" align="alignleft" width="360"]Cadeirantes, entre outros, lotaram auditório para acompanhar ConferênciaFoto: MARIO QUADROS[/caption][caption id="attachment_1576" align="alignleft" width="360"]Dipp: Além do que se está fazendo, é possível buscar mais. E este evento também é importante para isto.Foto: MARIO QUADROS[/caption]

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 26 de junho de 2008.