Italac deve definir sua vinda a Passo Fundo este mês

Italac deve definir sua vinda a Passo Fundo este mês

Dando seqüência as negociações para a vinda da empresa de laticínios Italac Alimentos, que começaram em outubro do ano passado pelo Prefeito Airton Dipp e pelo secretário de Desenvolvimento Econômico Claudemir Bragagnolo, foi promovida na quinta-feira, 03/05, na secretaria do Interior, o encontro entre diretores da empresa, entidades e produtores rurais. O diretor de Política Leiteira Celso Pozza e o engenheiro Agrônomo responsável pela área de Fomenta Armindo Neto, foram os representantes da Italac nessa reunião.

O secretário do Interior de Passo Fundo, Marcos Susin, expôs os trabalhos realizados pela secretaria, que vem desde 2005 propondo a revitalização da bacia leiteira de Passo Fundo e região.

O professor e pesquisador da UPF, Elmar Floss afirmou “Passo Fundo e região podem produzir o leite mais barato do estado, basta criar alternativas para a agricultura regional, com parceiros e unir forças de vários municípios, para que isso aconteça”. Floss apresentou o projeto denominado Potencialidades da Produção de Leite da Microregião de Passo Fundo, com proposta para difundir a inserção da atividade leiteira, a partir da criação de um programa de fomento para o surgimento de novas empresas.

Para Floss é importante incentivar a integração da lavoura - pecuária, produzindo alimentos no inverno e liberando a área da lavoura no verão para o plantio da soja, fomentando assim a produção de leite. A região possui 6 milhões de hectares com diversas plantações, só que no inverno apenas um milhão de hectares são produtivos. Com essa integração lavoura – pecuária, Floss afirma que o leite se tornará cada vez mais fator de desenvolvimento regional.

O representante da Cotrijal, João Batista salientou que os produtores estão procurando entrar na atividade do leite, devido a diversos fatores que o tornam viável. E a região tem enorme potencial para produção de leite, devido ao clima e solo que são propícios para a atividade, completou.

Após a apresentação destes dados, o presidente do Corede/Produção (Conselho Regional de Desenvolvimento), professor Eduardo Finamore entregou aos representantes da Italac, estudo realizado pelo Centro de Pesquisa e Extensão da FEAC/UPF, Perspectiva da Cadeia Lácteos Gaúcha: Um Enfoque no Corede Nordeste, e colocou o conselho a disposição tanto da empresa, como do poder público para captação de recursos e incentivos junto ao governo estadual.

Também foi discutida a expectativa da empresa Italac, com a possível instalação em Passo Fundo, as perspectivas de melhoras no setor leiteiro e o preço para compra direta junto aos produtores.

O responsável pela captação de leite da Italac, Celso Pozza, afirmou que a vinda da empresa para Passo Fundo, não está ligada ao preço da matéria prima (leite) e sim à capacidade de produção de Passo Fundo e região, e também à possibilidade da empresa atender um novo mercado. Salientou ainda, que a empresa definirá o local para instalação da unidade industrial levando em conta somente questões técnicas.

Os representantes da empresa Italac, permaneceram em Passo Fundo por alguns dias e pretendem visitar produtores de leite e entidades ligadas ao setor da região. A intenção é levar para os proprietários da empresa goiana, um mapeamento da produção de leite da região com dados concretos e perspectivas de produção para os próximos anos.

Para o secretário de Desenvolvimento Econômico de Passo Fundo, Claudemir Bragagnolo, o encontro foi bom, pois mostrou aos representantes da Italac, que a região está mobilizada. E também foi uma oportunidade de conhecer e ter um contato direto com os produtores e entidades ligadas ao setor. Braga ressaltou que a empresa teve a oportunidade de conhecer a situação da bacia leiteira da região, bem como as projeções para seu aumento, além de observar o trabalho relevante que vem sendo feito pelo poder público e privado na área do leite.

Segundo Braga, a decisão da empresa deve ocorrer ainda no mês de maio, e a perspectiva de ser Passo Fundo a cidade escolhida é cada vez maior, pelas condições que a cidade tem não só na questão do leite, mas também de mão-de-obra qualificada e localização privilegiada em relação ao restante do país.

Participaram do encontro representantes da UPF, Coprel, Sicredi, Cotrijal, Sindicato Rural, Grupo Lactus e produtores rurais de Passo Fundo e região.


Representantes da Italac conheceram dados da bacia leiteira
Foto: Divulgação

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 4 de maio de 2007.