Administração Municipal proporciona lazer à crianças e adolescentes
Administração Municipal proporciona lazer à crianças e adolescentes A Administração Municipal de Passo Fundo, através da Secretaria de Cidadania e Assistência Social (SEMCAS), proporcionou às mais de 100 crianças e adolescentes do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil (Peti), nos dias 29 e 30 de março deste ano (quinta e sexta-feira respectivamente), momentos de lazer, oportunizados pela parceria da Administração Municipal com a diretoria do Garden Clube.
Estas crianças e adolescentes são integrantes de famílias pobres, residentes na periferia do município, e que foram abordadas em situação de risco, executando trabalho informal nas ruas do município. Elas freqüentam o programa da SEMCAS no horário inverso ao do escolar, oportunidade em que recebem atendimento especial de equipes de professores, assistentes sociais e psicólogas. Mesmo em períodos de férias, elas comparecem na SEMCAS, oportunidade em que continuam a desenvolver atividades escolares, como temas, recebendo, também, reforço escolar no local.
Diferentemente da gestão anterior, quando eram atendidas dez crianças, hoje este atendimento é estendido a mais de 100. Naquela época era constatado um índice de 70% de reprovação e evasão escolar, números que, a partir de 2006, caíram para 10%. Outro detalhe importante, é que além das atividades sócio-educativas em que eles são envolvidos na Secretaria, ao ingressar naquele programa, automaticamente, suas famílias estão inseridas no “Programa Bolsa Família”, além de receberem uma sacola de alimentos mensalmente, ao que se soma, para os atendidos pelos programas, atendimento médico, de psicóloga, de dentista e almoço diário.
O coordenador da Coordenadoria de Proteção da Criança e do Adolescente da SEMCAS, Antônio Jorge, informa que vêm buscando, junto à Administração Municipal, providências para que momentos de lazer, como este que foi oferecido nos dias 29 e 30, estejam à disposição na própria área da Secretaria, no antigo Quartel do Exército, onde crianças e adolescentes dos programas Peti; Guri; Bombeiro Mirim; Agente Jovem e Aprendiz Cidadão poderão ter atividades desta natureza por períodos maiores durante o ano, tanto em época escolar como nas férias.
Para a maioria das crianças e adolescentes o mergulho na piscina foi novidade
Foto: Divulgação