Semas forma mais uma turma em curso industrial
Com salão de estabelecimento comercial lotado, um grupo de 26 mulheres recebeu na noite de quinta-feira, dia 13, os Certificados do Curso de Corte e Costura Industrial, realizado, por um período de três meses, pela Secretaria Municipal de Assistência Social (SEMAS), em parceria com o Serviço Nacional da Indústria (SENAI), Sindicato da Indústria do Vestuário e Lions Club Passo Fundo Centro. O diretor do SEnai destacou que “este curso está fazendo 11 anos, e nestes 11 anos a cada três meses nós formamos pessoas que tem o objetivo de agregar renda para os passo-fundenses. Tínhamos a preocupação, no início, de que estas pessoas não teriam chances, depois de formadas, nas indústrias e empresas do município, mas depois vimos que muitas estão trabalhando nos respectivos setores para os quais foram formados. Portanto, vem daí a importância desta parceria com a Administração Municipal, e com os demais parceiros, para tentarmos melhorar a renda, principalmente das donas-de-casa”,
Desenvolvendo o curso respeitando uma carga de 280 horas de aula, as 26 formandas confeccionaram cerca de 1.300 peças de vestuário, “as quais serão doadas para as creches municipais e para instituições beneficentes, como o Lar Emiliano Lopes”, informou o coordenador de educação profissional de nível básico do SENAI, Jorge Cláudio Silveira Leite.
Além dos familiares das formandas, acompanharam o evento o secretário municipal de Desenvolvimento Econômico, Claudemir Bragagnolo, representando o prefeito municipal, Airton Dipp; o secretário municipal da Assistência Social, Paulo Loss; Milton Luiz Ferrari, presidente do Lions Club Passo Fundo Centro, Cláudio Della Méa, diretor do SENAI de Passo Fundo; Ivone Carvalho, diretora de Assistência Social da SEMAS; as professoras Ema e Cenira Costa; o vereador Aristeu Dalla Lana, e a coordenadora do Curso de Corte e Costura Industrial, Nadir Parnoff.
Paulo Loss salientou que “é com alegria que temos hoje um grupo de 26 alunas terminando uma caminhada de 280 horas, e iniciando uma outra de tempo indeterminado. Desejamos que o esforço de cada uma e de toda a equipe que se dedicou incansavelmente a repassar para vocês seus conhecimentos, seja da melhor forma reconhecida. Em nome da Administração Dipp/Corralo, e da parceria que temos como SENAI, Lions Club Passo Fundo Centro e Sindicato da Indústria do Vestuário, desejamos que todas encontrem um bom lugar no mercado de trabalho.”
As formandas, como Luciana Santos de Ramos, que recebe o Certificado das mãos do secretário Loss, freqüentaram três meses de curso e estão prontas para o mercado de trabalho.
Em 280 horas aula, foram confeccionadas mais de 1.300 peças de vestuário, que serão doadas a creches e instituições beneficentes.
Os representantes das parcerias se fizeram presentes ao evento.