PAC promove profissionalização

PAC promove profissionalização

O PAC, Programa para Apoiar e Comprometer os desempregados de nosso município está cumprindo a finalidade que seu nome sugere. Diversos cursos em andamento e a serem implementados garantem, para depois do cumprimento do contrato de cada trabalhador, uma profissão e credencial para uma chance no mercado de trabalho.

Atualmente em parceria com o Senai – Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial, oitenta dos integrantes do PAC estão fazendo curso para pintor profissional, de 80 horas, que fornecerá certificados no dia 02 de maio deste ano. Os trabalhadores engajados no PAC, em número de 160 (a capacidade é até 400) recebem mensalmente duzentos reais e mais uma sacola básica.

Como opção profissionalizante: cursos de garçom, encanador eletricista, e pedreiro. Outra formação, de soldador com 240 horas, qualificou vinte trabalhadores no mês de janeiro deste ano. Também já está sendo ministrado num convênio entre a Prefeitura Municipal, Sesi e Ministério da Educação, o curso de alfabetização de adultos “Por um Brasil Alfabetizado”, composto por oito turmas de 25 integrantes cada uma, distribuídas nos principais bairros da cidade. O curso tem o total 240 horas, acontece durante seis meses, com dez horas semanais.

O secretário Julio Oliveira, da Semas, afirma que com estas providências, o PAC realmente deixa de ser apenas um emprego temporário para os trabalhadores desempregados, uma vez que durante sua contração ele aprende uma profissão, melhora sua auto estima e qualifica-se para novas e melhores ocupações, como aliás vem ocorrendo com um grande número deles, que nem concluiu seu contrato e já vem sendo contratado para novo e definitivo emprego. O PAC, diz o secretário Júlio Oliveira, não só apóia e compromete, mas propicia ao trabalhador, pelas profissões que ensina, a garantia de empregos duradouros.

Publicado em: Sem categoria

Atualizado em 8 de abril de 2005.